A opção de desenvolver projetos é uma das temáticas bastante discutida no âmbito educacional atual; o conceito de projeto que me refiro, neste texto, é o de projeto pedagógico, ou seja, o de projeto de aula que o professor pretende desenvolver com os alunos na sala de aula ou na escola em geral para atender a um determinado objetivo seja ele leitura, matemática, meio ambiente etc. Segundo a professora Maria Elisabette Brizola Brito Prado, no texto Pedagogia de Projetos Fundamentos e implicações: “a ideia de projeto é própria da atividade humana, da sua forma de pensar em algo que deseja tornar real, portanto, o projeto é inseparável do sentido de ação”.
No dia-a-dia, podemos observar muitas experiências de trabalhos interessantes; mas, também observamos em muitas escolas, o trabalho com projetos pedagógicos sem objetivos, os professores desguiados pra tal trabalho se preocupam mais em tirar o horário pedagógico da professora titular da sala, na realidade os projetos não tem muita clareza em sua essência
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A realidade é que na pedagogia de projetos tanto o professor como o aluno precisam assumir novas posturas no processo de ensino e aprendizagem, cabendo ao professor criar situações de aprendizagem cujo foco incide sobre as relações que se estabelecem neste processo, realizando as mediações necessárias para que o aluno possa encontrar sentido naquilo que está aprendendo. No entanto, muitas vezes, o professor passa a desenvolver projetos mais pelo modismo e não com a intenção de modificar uma realidade e isso pode dificultar o trabalho com esse tipo de metodologia. Para evitar esse tipo de dificuldade, Prado nos apresenta três procedimentos que o professor deve considerar no desenvolvimento de projetos:
1. Possibilidade de desenvolvimento do projeto, ou seja, ver as possibilidades dos alunos desenvolverem o projeto;
2. As dinâmicas sociais do contexto em que atua os alunos. Neste caso, é interessante que se parta primeiro do problema existente, porque assim o projeto parte de um propósito real;
3. Mediação pedagógica do professor, que deve assumir posturas diferentes junto ao processo de construção do conhecimento.
Portanto, um dos principais problemas apresentados no desenvolvimento de projetos no estabelecimento, está em o educador não partir do problema real existente na sua classe para depois elaborar o projeto; em muitos casos não se sabe nem o porquê de está trabalhando com aquele projeto; não é a toa que muitos buscam os projetos já prontos. Outro problema que observo no desenvolvimento de projetos refere-se à articulação com as diversas áreas do conhecimento; não se vê o comprometimento de todos os educadores das diversas disciplinas a preocupação e o compromisso com determinado problema existente.
Outra questão que darei ênfase é quanto a integração dos recursos ao desenvolver projetos; muitas vezes esses recursos se apresentam como meros assessórios à prática pedagógica e não como elementos de diferentes linguagens e forma de representação do pensamento que deverão se integrar ao projeto em questão auxiliando na sua efetivação.
Defendo a tese que para superarmos tudo isso, se faz necessário compreender o que vem a ser desenvolver projetos, entender que o desenvolvimento de um projeto envolve o descobrir ou produzir algo novo e a busca de respostas para as questões ou problemas existentes, ou seja, que o projeto sempre deverá partir de uma problemática, levando o educando a criar, produzir, pesquisar e o educador desenvolver o papel de facilitador, aguçando assim a curiosidade do educando nesse processo de aprendizagem.
PROJETO SEMANA SANTA:
MORTE E RESSURREIÇÃO DE JESUS.
OBJETIVOS:
- Conhecer a história de jesus Cristo segundo a Biblia Sagrada;
- Incentivar a leitura;
- Integrar os alunos maiores com os menores;
- Valorizar e respeitar o próximo;
- Fazer a integração escola x família.
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