sexta-feira, 22 de março de 2013

A IMPORTÂNCIA DO JOGO DE DAMAS.



          O jogo de dama não é uma mera brincadeira, o mesmo incrementa a imaginação, educa a atenção e a concentração, contribuindo para formar o espírito de investigação, além de promover o desenvolvimento da criatividade e da memória.

            Por outro lado, o jogo de damas é uma atividade lúdica  que permite à criança assumir atitude própria, dando a oportunidade de obter satisfações pessoais e de integrar-se plenamente em seu grupo social no qual é inserida.
            No que tange à aquisição do julgamento moral, a prática desta atividade conduz à positiva experiência do ganhar e do perder, assim como à formação do caráter, permitindo o desenvolvimento de qualidades tais como: paciência, modéstia, prudência, perseverança, autocontrole, autoconfiança e, principalmente, a sublimação da agressividade.



                  O ensino do jogo de damas nas escolas constata o seguinte:


·                        Ensinando metodicamente, constitui um sistema de estimulação intelectual capaz de aumentar o Q.I. das crianças;
·                        O aluno adquire através da aprendizagem e prática de mística, um método de raciocínio e de organização das relações abstratas e dos elementos simbólicos;
·                        É um excelente meio de elevar o nível intelectual dos alunos, ensinando o manejo de elevar o nível intelectual dos alunos, ensinando o manejo de numerosos mecanismos lógicos e contribuindo para o desenvolvimento de certas capacidades psíquicas e até físicas;
·                       É um elemento ideal para cultivar o pensar.

                O efeito essencial da implantação do jogo de damas nas escolas possui três aspectos:

a)     ético;
b)     intelectual;
c)      escolar e pedagógico.

                Aspecto ético

·        Controle de si mesmo;
·        Paciência;
·        Perseverança;
·        Respeito aos próximo;
·        Modéstia;
·        Honestidade.

       Aspecto intelectual

·         Desenvolvimento da capacidade de análise e de síntese;
·        Estruturação do raciocínio;
·        Exercícios de memória e de atenção.

          As faculdades intelectuais raramente são inatas na criança. Adquire-se, aos poucos no decorrer dos anos. Aliás, os alunos que não estão predispostos a percorrer os caminhos da escolaridade, são frequentemente marcados por algum obstáculo.

          O jogo de damas não é remédio milagroso, mas ajuda na receita desta nobre tarefa, colaborando para o aluno atingir as escolas superiores, ou pelo menos, continuando para seu

 aperfeiçoamento intelecto-cultural.

                 Aspecto escolar e pedagógico

·                        Beneficia o aluno para um melhor estado de espírito;
·                        Um clima de expansão de aceitação da classe em geral;
·                        Melhoramento mais ou menos rápido do raciocínio matemático, química, física, história, etc, pois os alunos aprendem a observar bem rapidamente, assim como também aprendem a discernir;
·                        Tomada de consciência do potencial de qualidades e de capacidade intelectuais, até então inexploradas; inteligência, memória e espírito criativo na composição de pequenos problemas.






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