O jogo de dama não é uma mera brincadeira, o mesmo incrementa
a imaginação, educa a atenção e a concentração, contribuindo para formar o
espírito de investigação, além de promover o desenvolvimento da criatividade e
da memória.
Por outro
lado, o jogo de damas é uma atividade lúdica que permite à criança assumir atitude própria,
dando a oportunidade de obter satisfações pessoais e de integrar-se plenamente
em seu grupo social no qual é inserida.
No que tange
à aquisição do julgamento moral, a prática desta atividade conduz à positiva
experiência do ganhar e do perder, assim como à formação do caráter, permitindo
o desenvolvimento de qualidades tais como: paciência, modéstia, prudência,
perseverança, autocontrole, autoconfiança e, principalmente, a sublimação da
agressividade.
O ensino do
jogo de damas nas escolas constata o seguinte:
·
Ensinando metodicamente, constitui um sistema de estimulação intelectual
capaz de aumentar o Q.I. das crianças;
·
O aluno adquire através da aprendizagem e prática de mística, um método
de raciocínio e de organização das relações abstratas e dos elementos
simbólicos;
·
É um excelente meio de elevar o nível intelectual dos alunos, ensinando
o manejo de elevar o nível intelectual dos alunos, ensinando o manejo de
numerosos mecanismos lógicos e contribuindo para o desenvolvimento de certas
capacidades psíquicas e até físicas;
· É um elemento ideal para cultivar o pensar.
O efeito essencial da implantação do jogo de damas nas escolas possui três
aspectos:
a)
ético;
b)
intelectual;
c)
escolar e pedagógico.
Aspecto ético
·
Controle de si mesmo;
·
Paciência;
·
Perseverança;
·
Respeito aos próximo;
·
Modéstia;
·
Honestidade.
Aspecto intelectual
· Desenvolvimento da capacidade de análise e de síntese;
·
Estruturação do raciocínio;
·
Exercícios de memória e de atenção.
As faculdades intelectuais raramente são inatas na
criança. Adquire-se, aos poucos no decorrer dos anos. Aliás, os alunos que não
estão predispostos a percorrer os caminhos da escolaridade, são frequentemente
marcados por algum obstáculo.
O jogo de damas não é remédio milagroso, mas ajuda na receita desta nobre
tarefa, colaborando para o aluno atingir as escolas superiores, ou pelo menos,
continuando para seu
aperfeiçoamento intelecto-cultural.
Aspecto escolar e
pedagógico
·
Beneficia o aluno para um melhor estado de espírito;
·
Um clima de expansão de aceitação da classe em geral;
·
Melhoramento mais ou menos rápido do raciocínio matemático, química,
física, história, etc, pois os alunos aprendem a observar bem rapidamente,
assim como também aprendem a discernir;
·
Tomada de consciência do potencial de qualidades e de capacidade
intelectuais, até então inexploradas; inteligência, memória e espírito criativo
na composição de pequenos problemas.
Sem comentários:
Enviar um comentário