Ao termino do curso de pós-graduação em
Psicopedagogia o Psicopedagogo sair com varias indagações que é normal em um
profissional. Vejamos as principais:
Ø E agora, como diagnóstica
meu aprendente?
Ø O que fazer para
diagnosticar um aprendente com dificuldade no aprendizado? Como vou saber que
atividade aplicar para ajuda-lo?
Quando falamos em diagnóstico, devemos ter em mente
o que é um problema de aprendizagem, devemos medite a historia de vida do
aprendente que serão a base do analise Psicopedagógico. Por esta razão quando
dizemos que estamos fazendo um diagnóstico temos que saber o que estamos diagnosticando.
Esta indagação servirá de impulso para as respostas.
Assim
podemos pensar que iremos tratar e que tipo de problema de aprendizagem durante
o diagnóstico Psicopedagógico. Segundo Sampaio: “O diagnostico é como montar um
quebra- cabeça, pois, á medida se encaixa as peças vão se descobrindo o que há
por trás destes sintomas as peças serão oferecidas pela família, pela escola e
pelo o próprio sujeito”
Deve-se levar em consideração as parcelas que
compõe o diagnostico e os itens a ser observados os problemas:
Ø Onde ele é e foi gerado, e
onde ele estar sendo significativo. Na família? Na escola?
Ø Na criança e no seu meio social
impossibilitando as relações interpessoais do aprendente?
Nesta etapa
o olhar psicopedagógico deve esta atento e agir como um investigador, buscando
resposta para tal indagação na busca do que esta invisível, nas entre linhas no
que não foi relatado pelo o sujeito e seus responsáveis.
PRIMEIRO PASSO EM BUSCA DESTE DIAGNOSTICO É ESTAR
ATENTO AS PERGUNTA:
ü Por que este sujeito não
aprende?
ü O que estar impedido seu
desenvolvimento?
ü Quais aspectos emocionais
norteiam esta relação?
ü Por que o aprendente
encontrasse inibido do que diz respeito a suas potencialidades?
De acordo
com a queixa apresentada, pelos pais ou pelo próprio sujeito e muitas vezes a
escola, que encaminhara o aprendente para o atendimento psicopedagógico.
ESTRUTURA DE ANÁLISE
PSICOPEDAGÓGICO.
Segundo Sampaio (pag.,
17, 2009): “O diagnostico psicopedagógico clinico tem como objetivo identificar
as causas dos bloqueios que se apresentam nos sujeitos com dificuldade de
aprendizagem”. Estes bloqueios apresentam-se por meio de sintomas que podem se
manifestar de diferentes maneiras, baixo rendimento escolar, agressividade
falta de concentração, inquietude etc .
A ANÁLISE PSICOPEDAGÓGICO.
Essa análise
psicopedagógico buscar colher informações como:
ü Motivo
da consulta;
ü Procura
do Psicopedagogo;
ü Indicação;
ü Atendimento
anterior;
ü Expectativa
da família e da criança;
ESCLARECIMENTO SOBRE O
TRABALHO PSICOPEDAGÓGICO:
ü Definição
de local;
ü Data e horário para a realização das sessões e
honorários.
A HISTÓRIA DE VIDA OU ANAMNESE PSICOPEDAGÓGICA.
A história de vida ou anamnese psicopedagógica é
uma técnica direcionada aos pais ou responsável, que pode ser aplicada em
diferentes momentos, tanto antes quanto após a entrevista inicial com o
aprendente (aluno), dependendo da necessidade. De acordo com Porto (2009),
“constitui-se em um instrumento muito útil para o processo diagnóstico, pois
auxilia a investigação do objeto focal [...] as possíveis causas das
dificuldades de aprendizagem do sujeito.” Este instrumento (anamnese) permite a
obtenção e analise de dados, desde a concepção ao momento atual da vida do
aprendente, considerando que se trata de uma investigação profunda e detalhada.
Através da anamnese é possível levantar hipóteses
que poderão justificar a defasagem do individuo, bem como nos auxiliar na
seleção de outros instrumentos do diagnóstico, com base nas hipóteses
levantadas.
A interpretação da história de vida ou anamnese
psicopedagógica é fundamental, por subsidiar o levantamento das hipóteses e o
delineamento da investigação, ou seja, o que se aplicará em outras
investigações. A anamnese é o que poderíamos dizer o fio da meada, a linha
norteadora do Psicopedagogo.
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