quarta-feira, 22 de maio de 2013

COMO DIAGNÓSTICA MEU APRENDENTE?


Ao termino do curso de pós-graduação em Psicopedagogia o Psicopedagogo sair com varias indagações que é normal em um profissional. Vejamos as principais: 
Ø     E agora, como diagnóstica meu aprendente?
Ø     O que fazer para diagnosticar um aprendente com dificuldade no aprendizado? Como vou saber que atividade aplicar para ajuda-lo?
Quando falamos em diagnóstico, devemos ter em mente o que é um problema de aprendizagem, devemos medite a historia de vida do aprendente que serão a base do analise Psicopedagógico. Por esta razão quando dizemos que estamos fazendo um diagnóstico temos que saber o que estamos diagnosticando. Esta indagação servirá de impulso para as respostas.
 Assim podemos pensar que iremos tratar e que tipo de problema de aprendizagem durante o diagnóstico Psicopedagógico. Segundo Sampaio: “O diagnostico é como montar um quebra- cabeça, pois, á medida se encaixa as peças vão se descobrindo o que há por trás destes sintomas as peças serão oferecidas pela família, pela escola e pelo o próprio sujeito”
Deve-se levar em consideração as parcelas que compõe o diagnostico e os itens a ser observados os problemas:
Ø     Onde ele é e foi gerado, e onde ele estar sendo significativo. Na família? Na escola?
Ø      Na criança e no seu meio social impossibilitando as relações interpessoais do aprendente?
 Nesta etapa o olhar psicopedagógico deve esta atento e agir como um investigador, buscando resposta para tal indagação na busca do que esta invisível, nas entre linhas no que não foi relatado pelo o sujeito e seus responsáveis.
PRIMEIRO PASSO EM BUSCA DESTE DIAGNOSTICO É ESTAR ATENTO AS PERGUNTA:

ü     Por que este sujeito não aprende?
ü     O que estar impedido seu desenvolvimento?
ü     Quais aspectos emocionais norteiam esta relação?
ü     Por que o aprendente encontrasse inibido do que diz respeito a suas potencialidades?
 De acordo com a queixa apresentada, pelos pais ou pelo próprio sujeito e muitas vezes a escola, que encaminhara o aprendente para o atendimento psicopedagógico.

 ESTRUTURA DE ANÁLISE PSICOPEDAGÓGICO.

Segundo Sampaio (pag., 17, 2009): “O diagnostico psicopedagógico clinico tem como objetivo identificar as causas dos bloqueios que se apresentam nos sujeitos com dificuldade de aprendizagem”. Estes bloqueios apresentam-se por meio de sintomas que podem se manifestar de diferentes maneiras, baixo rendimento escolar, agressividade falta de concentração, inquietude etc .

A ANÁLISE PSICOPEDAGÓGICO.

Essa análise psicopedagógico buscar colher informações como:
ü Motivo da consulta;
ü Procura do Psicopedagogo;
ü Indicação;
ü Atendimento anterior;
ü Expectativa da família e da criança;

ESCLARECIMENTO SOBRE O TRABALHO PSICOPEDAGÓGICO:

ü Definição de local;
ü  Data e horário para a realização das sessões e honorários.

A HISTÓRIA DE VIDA OU ANAMNESE PSICOPEDAGÓGICA.

A história de vida ou anamnese psicopedagógica é uma técnica direcionada aos pais ou responsável, que pode ser aplicada em diferentes momentos, tanto antes quanto após a entrevista inicial com o aprendente (aluno), dependendo da necessidade. De acordo com Porto (2009), “constitui-se em um instrumento muito útil para o processo diagnóstico, pois auxilia a investigação do objeto focal [...] as possíveis causas das dificuldades de aprendizagem do sujeito.” Este instrumento (anamnese) permite a obtenção e analise de dados, desde a concepção ao momento atual da vida do aprendente, considerando que se trata de uma investigação profunda e detalhada.
Através da anamnese é possível levantar hipóteses que poderão justificar a defasagem do individuo, bem como nos auxiliar na seleção de outros instrumentos do diagnóstico, com base nas hipóteses levantadas.
A interpretação da história de vida ou anamnese psicopedagógica é fundamental, por subsidiar o levantamento das hipóteses e o delineamento da investigação, ou seja, o que se aplicará em outras investigações. A anamnese é o que poderíamos dizer  o fio da meada, a linha norteadora do Psicopedagogo.





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