O professor
deve escrever uma frase no quadro, por exemplo:
Sexta
é dia de manifestação popular em Timon.
Pede-se
o aluno que a leia. Depois é colocado o ponto de interrogação e volta-se a
pedir que a leiam. Muda-se o ponto de interrogação por ponto de exclamação. Pode-se pedir também
a eles que leiam a frase com diferentes
tons de voz, diferentes estados de animo como alegria, triste,
assustado, nervoso etc.
Para
trabalha a vocalização, pode-se começar com as vogais. As crianças podem
começar experimentando como muda a forma da sua boca quando pronuncia cada uma
das vogais. Podem fazer desenhos de suas faces ao pronunciá-las. Podem ser
procuradas palavras que contenham uma só vogal, por exemplo:
Ø “a”
palavra, cama, nata, casa, mala;
Ø “e”
esse, mexer, beber, tercer;
Ø “i” Biri, mimi;
Ø “o”
foco, osso, poço;
Ø “u” húmus,
Lulu.
Estes exercícios podem ser feitos também
com as consoantes.
Propõe-se que as crianças vão dizendo
palavras que contenham uma silaba que o educador diga. Por exemplo, pode-se
começar por “pa”. A criança que se equivocar ou repetir uma palavra deve sair
do jogo. Continua como o “pe”, “pi”, “po” e “pu”. Pode-se prosseguir com “pra”.
Os alunos estão divididos em quatro
grupos. O educador diz uma palavra. Por exemplo, mesa. O primeiro grupo deve
repetir esta palavra. O segundo grupo deve dizer uma palavra que rime com mesa
e assim sucessivamente.
Os trava-línguas nos permitem aperfeiçoar
a pronuncia. Pode-se trabalhar na sala
de aula com diferentes trava-linguas. O educador dividirá a turma em grupos,
conforme o numero orações do trava-linguas. Cada grupo deverá aprender uma
oração e as irá repetindo na ordem adequada. Pouco a pouco, à medida que fiquem treinados,
podem ir aumentando as frases ate conseguir dizê-lo por inteiro.
Como exemplos têm esses:
Três tigres tristes
Trilham trigo
Num trigal.
O pinto pia
A pia pinga
Quanto mais o pinto pia
Mais a pia pinga.
Me disseram um ditado
Que disseram que eu disse
Esse ditado está mal dito
Pois se eu o tivesse dito
Estaria melhor dito
Que o dito que disseram
Que eu disse.
Também pode variar os travas-línguas
mudando palavras por sugestões das crianças, o importante é que a haja a
integração da criança.
Outro exercício muito bom para melhorar
a pronuncia e a entonação é esse:
As crianças estão sentadas nas suas
carteiras e , seguindo uma ordem pré-estabelecida, um aluno deve pronunciar o
som de uma consoante, por exemplo, “p”. O segundo deve pronunciar a letra do
seu colega mais uma vogal, o terceiro uma palavra que comece com duas letras
que seus colegas disseram. Isto continua ate chegar a oito letras. Depois voltamos
a começar com outro aluno que comece com outra consoante.
Como vocês pode observar não é muito difícil
tornar a sala de aula um lugar agradável, sem muitos recursos, basta um pouco
de vontade. Quando o aluno sente-se valorizado ele jamais trocará a sala de
aula pelas ruas.
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