sexta-feira, 21 de junho de 2013

EXERCICIO PARA MELHORAR A PRONUNCIA, O TOM DE VOZ E A ENTONAÇÃO.

O professor deve escrever uma frase no quadro, por exemplo:

Sexta é dia de manifestação popular em Timon.

Pede-se o aluno que a leia. Depois é colocado o ponto de interrogação e volta-se a pedir que a leiam. Muda-se o ponto de interrogação  por ponto de exclamação. Pode-se pedir também a eles que leiam a frase com diferentes  tons de voz, diferentes estados de animo como alegria, triste, assustado, nervoso etc.
Para trabalha a vocalização, pode-se começar com as vogais. As crianças podem começar experimentando como muda a forma da sua boca quando pronuncia cada uma das vogais. Podem fazer desenhos de suas faces ao pronunciá-las. Podem ser procuradas palavras que contenham uma só vogal, por exemplo:
Ø “a” palavra, cama, nata, casa, mala;
Ø “e” esse, mexer, beber, tercer;
Ø “i”  Biri, mimi;
Ø “o” foco, osso, poço;
Ø “u” húmus, Lulu.
Estes exercícios podem ser feitos também com as consoantes.
Propõe-se que as crianças vão dizendo palavras que contenham uma silaba que o educador diga. Por exemplo, pode-se começar por “pa”. A criança que se equivocar ou repetir uma palavra deve sair do jogo. Continua como o “pe”, “pi”, “po” e “pu”. Pode-se prosseguir com “pra”.
Os alunos estão divididos em quatro grupos. O educador diz uma palavra. Por exemplo, mesa. O primeiro grupo deve repetir esta palavra. O segundo grupo deve dizer uma palavra que rime com mesa e assim sucessivamente.
Os trava-línguas nos permitem aperfeiçoar  a pronuncia. Pode-se trabalhar na sala de aula com diferentes trava-linguas. O educador dividirá a turma em grupos, conforme o numero orações do trava-linguas. Cada grupo deverá aprender uma oração e as irá repetindo na ordem adequada.  Pouco a pouco, à medida que fiquem treinados, podem ir aumentando as frases ate conseguir dizê-lo por inteiro.
Como exemplos têm esses:

Três tigres tristes
Trilham trigo
Num trigal.

O pinto pia
A pia pinga
Quanto mais o pinto pia
Mais a pia pinga.

Me disseram um ditado
Que disseram que eu disse
Esse ditado está mal dito
Pois se eu o tivesse dito
Estaria melhor dito
Que o dito que disseram
Que eu disse.

Também pode variar os travas-línguas mudando palavras por sugestões das crianças, o importante é que a haja a integração da criança.
Outro exercício muito bom para melhorar a pronuncia e a entonação é esse:
As crianças estão sentadas nas suas carteiras e , seguindo uma ordem pré-estabelecida, um aluno deve pronunciar o som de uma consoante, por exemplo, “p”. O segundo deve pronunciar a letra do seu colega mais uma vogal, o terceiro uma palavra que comece com duas letras que seus colegas disseram. Isto continua ate chegar a oito letras. Depois voltamos a começar com outro aluno que comece com outra consoante.

Como vocês pode observar não é muito difícil tornar a sala de aula um lugar agradável, sem muitos recursos, basta um pouco de vontade. Quando o aluno sente-se valorizado ele jamais trocará a sala de aula pelas ruas.



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