quarta-feira, 12 de fevereiro de 2014


         Comportamento...
,Transtornos Comportamentais Destrutivos.
         Transtorno Comportamentais Disruptivos.



 Então, querido leitores, em algumas escolas as aulas já iniciaram e com elas muitas preocupações tanto de pais como de educadores. Dentre essas preocupações estão notas baixas, comportamento, agressividade cometida ou sofrida pelo filho, baixo rendimento escolar dentre outras dificuldades apresentadas por crianças e adolescentes em idade escolar. Na maioria das vezes essas atitudes são causadas por transtornos comportamentais.


Entre estes Transtornos Comportamentais Destrutivos estão o Transtorno Desafiador e de Oposição, o Transtorno de Conduta e Perturbação de Hiperatividade e Défice de Atenção (PHDA).

Quanto à evolução deste tipo de patologia e consequências sociais associadas, são diversos os trabalhos que a relacionam com a criminalidade, perturbações psiquiátricas, consumos de drogas, precariedade laboral, prostituição, promiscuidade sexual e detenções.


  Transtorno Desafiador e Opositivo.


O Comportamento Desafiador Opositor consiste num transtorno psicológico caracterizado, principalmente, por comportamentos apresentados pelo adolescente, no sentido de agir contrariamente àquilo que se pede ou se espera deles.


Este problema tem sido, progressivamente, objeto de estudos e publicações científicas. Há um consenso entre pesquisadores quanto às características usadas para descrever este transtorno, evidenciadas, por exemplo, nos excertos a seguir:


Segundo Serra Pinheiro O transtorno de oposição é um transtorno destrutivo, caracterizado por um padrão global de desobediência, desafio e comportamento hostil. Os pacientes discutem excessivamente com adultos, não aceitam responsabilidade por sua má conduta, incomodam deliberadamente, possuem dificuldade de aceitar regras e perdem facilmente o controlo, se as coisas não seguem a forma que eles desejam.


Como em todos os problemas de personalidade, este transtorno é acompanhado por diversos sintomas, sendo eles:

·                        Frequentemente perdem a paciência;

·                         Discutem com adultos;

·                         Desafiam ou recusam a obedecer a solicitações e regras dos adultos;

·                         Perturbam as pessoas deliberadamente e frequentemente responsabilizam os outros pelos seus erros ou maus comportamentos.


Este comportamento é o responsável pela maioria das indicações a serviços de psiquiatria infantil. Também estão associados a disfunções pessoais, familiares, sociais e no âmbito acadêmico. Os adolescentes com transtorno desafiador de oposição têm mais disfunções familiares. E usam mais abordagens negativas diante do conflito. São mais rejeitadas por colegas e têm maiores índices de recusa escolar. Para o tratamento, temos as psicoterapias de diferentes orientações teóricas, ao que têm sido usadas para tratar transtornos destrutivos, mas o maior corpo de evidência disponível na literatura atribui eficácia para abordagens cognitivo-comportamentais. É importante manter a mente ocupada, principalmente com leitura.


 Perturbação de Hiperatividade e Défice de Atenção (PHDA).


        Na adolescência, segundo Lopes, 10 a 20%, apresentam problemas emocionais, tal incidência é preocupante quando se pensa nas repercussões desses problemas no desenvolvimento pessoal.


A PHDA tem como maior prevalência no sexo masculino e caracteriza-se por sintomas como hiperatividade e impulsividade, com ou sem desatenção, ou somente por aspectos desatenção inapropriados à idade.


O diagnóstico detecta um padrão persistente de sintomas que inicia, geralmente, antes dos sete anos de idade, acusando, significativo prejuízo escolar, social e ocupacional. São manifestações desta perturbação a desatenção (falta de atenção, a detalhes, dificuldade de manter atenção em atividades e de persistir nessas até ao final, dificuldade de concentração e organização, falta de cuidado com os seus materiais de trabalho, dificuldade em atender a solicitações ou instruções), a hiperatividade (inquietude, andar ou correr inadequadamente, de forma excessiva, falar demasiadamente, dificuldade em participar nas atividades sedentárias) e a impulsividade (impaciência, dificuldade para protelar respostas ou aguardar a sua vez, intromissão nos assuntos alheios, comentários inoportunos, desobediência a instruções, pegar em objetos alheios, envolvimento em atividades perigosas). Pode, no entanto, manifestar-se com um padrão predominantemente desatento, ou hiperativo-impulsivo, ou por meio do tipo combinado, com ambos os padrões sintomáticos.


Os adolescentes com PHDA, em geral, são instáveis emocionalmente, agindo de forma impulsiva e irritadiça, podendo apresentar dificuldades em participar nas atividades de grupo, falhas na produtividade e prejuízos no funcionamento académico e social. A sensação de inadequação, baixa autoestima e adversidades no grupo social provocam frustração, podendo gerar comportamentos autodestrutivos ou autopunitivos.


Verifica-se que, praticamente, 50% dos adolescentes que apresentam esta perturbação têm também o transtorno desafiador opositivo ou de conduta. É importante diferenciar o comportamento opositivo de um adolescente (retratado anteriormente) com PHDA, e de outra, cuja atitude seja de não submissão às exigências dos outros.


 Transtorno de Conduta


        O transtorno de conduta está associado a disfunções pessoais, familiares, sociais e acadêmicas, assim como a um mau prognóstico para a vida adulta, com alto risco para depressão, tentativa de suicídio abusa de substâncias dentre outros. Este transtorno caracteriza-se também por um padrão persistente de comportamento, no qual há importantes violações de normas sociais ou dos direitos alheios. Estas manifestações concentram-se num quadro de grupos de sintomas: atos agressivos a pessoas ou animais, ações que provocam danos ou destruição de patrimônios, fraude ou furto e sérias violações às regras e normas. 


O comportamento pode expressar-se em hostilidade, provocações, agressão física e comportamento cruel. Também podem ser verbalmente abusivas, impudicas, manipuladoras, desafiadores e negativistas em relação aos adultos.


No ambiente escolar, adaptam os seguintes comportamentos:

·                         Mentiras;

·                         Falta às aulas;

·                         Vandalismos.



As manifestações das condutas são variadas e estáveis, especialmente, na família, na escola e na comunidade. Três ou mais destes comportamentos devem estar presentes nos últimos doze meses ou, pelo menos, um deles nos últimos seis meses, para poder caracterizar este transtorno. Estes adolescentes sofrem muito com os prejuízos sociais e interpessoais com este tipo de manifestações psicopatológicas, pois, não conseguem desenvolver vínculos e, raramente, sentem-se culpados ou responsabilizam-se pelo seu comportamento. 
 las as aulas já iniciaram e com elas muitas preocupações tanto de pais como de educadores. Dentre essas preocupações estão notas baixas, comportamento, agressividade cometida ou sofrida pelo filho, baixo rendimento escolar dentre outras dificuldades apresentadas por crianças e adolescentes em idade escolar. Na maioria das vezes essas atitudes são causadas por transtornos comportamentais.

Entre estes Transtornos Comportamentais Disruptivos estão o Transtorno Desafiador e de Oposição,

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