Em relação às suas atividades e interesses, os autistas são resistentes a mudanças e mantêm rotinas e rituais. É comum insistirem em determinados movimentos, como abanar as mãos e rodopiar mesas varias vezes sem objetivo. Preferem brincadeiras de ordenamento e têm fascinação por objetos ou elementos inusitados para uma criança, como faca, tesoura.
Costumam preocupar-se excessivamente com temas restritos, como horários fixos de determinadas atividades ou compromissos. Dificilmente brincam de faz-de-conta e quando isso ocorre, limitam-se a ações simples de um ou dois episódios histórias ou programas de TV favoritos, não costumam repetir atividades na maioria das vezes.
Apesar de ser dificilmente detectada no primeiro ano de vida, a doença pode se manifestar nesse período, caracterizada por um desenvolvimento anormal. Um dos sinais é a aversão ao colo. Em casos raros, a partir de uma certa idade, a criança entra numa fase de regressão e perde habilidades de interação social e comunicação adquiridas nos primeiros anos de vida.
Gostam de viver em um mundo próprio um mundo criado por eles e são poucas pessoas que eles elegem pra fazer parte deste mundo, não tem medo do perigo e nem de se machucarem.
Sem comentários:
Enviar um comentário