As
atividades lúdicas ocupam lugar privilegiado no universo infantil e têm, ao
longo da história, despertado o interesse de pesquisadores de vários campos do
conhecimento. A utilização do lúdico no processo pedagógico faz despertar o
gosto pela vida e leva as crianças a enfrentarem os desafios que lhe surgirem.
A convivência de forma lúdica e prazerosa com a aprendizagem proporcionará à
criança estabelecer relações cognitivas às experiências vivenciadas, bem como
relacioná-la as demais produções culturais ou simbólicas, conforme
procedimentos metodológicos compatíveis a essa prática.
A
atividade lúdica é muito importante no processo de socialização. É primordial
que o brinquedo, o jogo e o lazer marquem sempre um encontro com a criança na
sala de aula. " A brincadeira pode ser entendida como um diálogo simbólico entre
as crianças e a realidade em que está inscrita", Benjamim. sinaliza
“a criança quer puxar alguma coisa e torna-se cavalo, quer brincar de areia e
torna-se pedreiro, quer esconder-se e torna-se ladrão ou guarda”.
Portanto,
as atividades lúdicas, para o autor devem incitar e exercitar a imaginação das
crianças além de criar uma situação de aprendizagem. A criação de bonecos, por
exemplo, é uma brincadeira em que se aprende a compartilhar e a respeitar
opiniões diferentes. O
lúdico faz parte do processo educativo na mesma medida em que alia ao
conhecimento a criatividade, o cotidiano a fruição. Assim se manifesta Marcellino,[...] o brinquedo, o jogo [...] através do prazer,
o brincar possibilita á criança a vivência de sua faixa etária e ainda contribui
de modo significativo para a sua formação como ser realmente humano,
participante da cultura, da sociedade em que vive [...] a vivência do lúdico
é imprescindível em termos de participação cultural e, principalmente,
criativa. (1990, p. 72)
É
importante acionar na criança o seu meio de expressar fundamentalmente a
expressão simbólica de experiências e desejos. É preciso considerar que não
existe uma criança, mas muitas crianças com vivências diferenciadas. Macedo diz
que:"Representar
é uma nova forma de assimilação que expressa a qualidade simbólica de nossa
inteligência. O símbolo é qualquer palavra, gesto, objeto ou índice que tem a
propriedade de reunir, de recuperar aquilo que partiu que não é ou está
presente".
Dessa
forma, o faz de conta é essencial ao desenvolvimento da criança, pois é pelo
brincar que as crianças se expressam e comunicam-se. O lúdico como meio de criatividade
é um instrumento fundamental no desenvolvimento da criança, pode e deve estar
inserido no processo de aprendizagem.
Sem comentários:
Enviar um comentário