sábado, 23 de fevereiro de 2013

INICIO DAS AULAS: PREOCUPAÇÃO DE PAIS E EDUCADORES.









O ano letivo de 2013 já iniciou em algumas escolas e com ele a preocupação de pais e educadores em relação ao aprendizado dos aprendestes (alunos) no que se refere às dificuldades no aprendizado. O aprendente passa o ano inteiro estudando em boas escolas, bons educadores, porém, não tem êxito no desenvolvimento intelectual, isso ocorre por diversos motivos e por não entender os pais e educadores acabam se desesperando, por este motivo nosso blog  irá esclarecer algumas duvidas e também orienta-los sobre  as dificuldade que poderá ser enfrentada por crianças e adolescentes e tais dificuldade necessita de um acompanhamento psicopedagógico.
Para que os leitores entenda melhor relataremos um pouco sobre a atuação de um Psicopedagogo. É uma profissional que atua em diversas áreas da educação, do trabalho e até mesmo da saúde de uma pessoa. Em cada um desses setores a psicopedagoga tem uma função distinta, como exemplo na escola atuando na parte de coordenação pedagógica, orientadora dos estudantes e até mesmo dos professores.
      A psicopedagoga tem o papel fundamental de analisar as causas que fazem com que os alunos tenham problemas na aprendizagem. Analisar essas causas e propõe soluções para que os alunos possam superar os obstáculos e aprender normalmente. A analise é feita individualmente como cada criança até identificar qual é o problema de aprendizagem dela. A partir daí ela vai desenvolver atividades e soluções para poder sanar ou amenizar essa dificuldade. Cada criança tem uma atenção especial.
Tal profissional também tem o poder e a função de interferir nos métodos de ensino dos professores. Caso a psicopedagoga veja que o problema não é o aluno, mas a metodologia aplicada, a mesma vai atuar com a professora para identificar os problemas e assim encontrar soluções. Também pode atuar na área da saúde, diagnosticando, orientando e fornecendo atendimento e tratamento para as dificuldades de aprendizagem. Não é preciso recorrer apenas à escola na hora de sanar as dificuldades de aprendizagem, as mães podem lançar mão de outros artifícios como contratar o serviço de uma psicopedagoga para auxiliar o aluno.
        As maiores dificuldades que as crianças podem ter e que podem ser sanadas com a ajuda de uma psicopedagoga poderão ser problemas como, por exemplo, tentar se expressar com a palavra escrita já que a velocidade das informações é muito alta ou até mesmo problemas para escrever sentenças que façam sentido. Os métodos de diagnósticos da psicopedagoga são variados e vão de encontro a levantar todos os problemas do aluno. Geralmente é feito o uso de técnicas lúdicas para que o aluno se sinta mais a vontade e assim possa se expressar melhor.

De acordo com a Psicopedagoga Maria de Jesus Castro  as dificuldades mais comuns, além da dislexia são: a disgrafia, discalculia, dislalia, disortografia e o TDAH ( transtorno de déficit de atenção e hiperatividade). O aluno que possui alguma dessas dificuldades na hora de aprender acaba sendo motivo de chacota e rejeição por parte dos colegas.
 Veja como identificar  cada dificuldade:
 Dislexia é a dificuldade que a criança tem, principalmente na leitura, o que impede que ela fale a própria língua fluentemente. Ela  faz a troca ou omite as letras e até mesmo inverte sílabas e lê lentamente. Ainda não se sabe as causas da dislexia, mas cientistas apontam fatores genéticos como à causa.
disgrafia pode estar associada à dislexia, já que alunos que encontram problemas na fala acabam por ter dificuldade na escrita também. Outro fator é o de que o aluno escreve de forma ilegível ou desorganizada ao produzir um texto.
Já a discalculia diz respeito à dificuldade que o aluno tem em fazer cálculo e trabalhar com números; geralmente a criança não sabe identificar, nem usar os sinais das quatro operações; não entendem enunciado dos problemas nem a sequência lógica. É um dos problemas mais sérios, porém ainda é o mais desconhecido.
dislalia é a dificuldade que a criança tem quando fala, ou seja, ela pronuncia de forma errada as palavras, troca  fonemas e a fala acaba tornando-se confusa e incompreensível. A maior parte das crianças que possui essa dificuldade é devido a problemas no palato, flacidez na língua ou lábio leporino.
A criança que tem disortografia apresenta uma dificuldade na escrita, o que pode ser consequência da dislexia. As principais características são a desmotivação para escrever, separação ou aglutinação indevida das palavras e falta de compreensão do uso dos sinais de pontuação e acentuação.
E por ultimo o Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade, mais conhecido como TDAH. Ele é um problema de ordem neurológica, juntamente com inquietude, desatenção, falta de concentração e impulsividade, esses diagnósticos só devem ser feitos por profissionais capacitados para a criança não ser rotulada erroneamente.
Então, o nosso blog deixa a alerta aos pais e aos professores se seus filhos ou alunos apresentarem alguns desses sintomas procure um profissional que ele estará habito a ajudar seu filho a ter êxito no aprendizado.

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