domingo, 3 de março de 2013

APRENDENDO BRINCANDO.










         Brincar é uma das atividades fundamentais para o desenvolvimento da autonomia. O fato de a criança, desde muito cedo, poder se comunicar por meio de gestos, sons e mais tarde representar determinado papel na brincadeira faz com que ela desenvolva sua imaginação. Nas brincadeiras as crianças podem desenvolver algumas capacidades importantes, tais como a atenção, a imitação, a memória, a imaginação. Amadurecem também algumas capacidades de socialização, por meio da interação e da utilização e experimentação de regras e papeis sociais.

    O Brincar hoje nas escolas está vindo como proposta pedagógica que incorpora o lúdico como eixo do trabalho infantil. Constantemente nos deparamos como escola que investi neste aprendizado. A escola cada dia que passa desenvolve em sua grade curricular o lúdico, na sala de aula ou ele é utilizada com um papel didático,  levando em  consideração a orientação ou livremente. E até no recreio, a criança precisa conviver e desenvolver a ludicidade, pois através dela tende a se desenvolver melhor.
Em qualquer época da vida das crianças, as brincadeiras devem estar presentes. Brincar não é coisa apenas de crianças pequenas,  a escola deve está preparada para subsidiar sua ação, dividindo o mundo em lados opostos: de um lado o jogo da brincadeira, do sonho, da fantasia e do outro: o mundo sério do trabalho e do estudo. A capacidade de brincar abre uma possibilidade de decifrar enigmas que os rodeiam.

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