sábado, 30 de março de 2013

NÃO GOSTO DE MATEMÁTICA!


       Ouvimos muito essa frase "não gosto de matemática" Muitas crianças ou até mesmo adultos tem dificuldade em matemática principalmente no que se refere a numeração em geral. Isso acontece em quem tem discalculia. A discalculia é um problema causado por má formação neurológica que se manifesta como uma dificuldade no aprendizado dos números. Portanto, essa dificuldade de aprendizagem não é causada por deficiência mental, má escolarização, déficits visuais ou auditivos, e não tem nenhuma ligação com níveis de QI e inteligência.
     Crianças com discalculia são incapazes de identificar sinais matemáticos, montar operações, classificar números, entender princípios de medida, seguir sequências, compreender conceitos matemáticos, relacionar o valor de moedas, entre outros. Segundo Ladislav Kosc existem seis tipos de discalculia são elas:

  •  Discalculia léxica: dificuldade na leitura de símbolos matemáticos; 
  • Discalculia verbal: dificuldades em nomear quantidades matemáticas, números termos e símbolos; 
  •  Discalculia gráfica: dificuldade na escrita de símbolos matemáticos; 
  •  Discalculia operacional: dificuldade na execução de operações e cálculos numéricos; 
  •  Discalculia Practognóstica: dificuldade na enumeração, manipulação e comparação de objetos reais ou em imagens; 
  •  Discalculia Ideognóstica: dificuldades nas operações mentais e no entendimento de conceitos matemáticos. 
      O professor deverá ficar atento à turma, só assim ele conseguirá detectar a discalculia em seu aluno. É indispensável que ele esteja em alerta à trajetória da aprendizagem desse aluno, principalmente quando ele apresentar símbolos matemáticos malformados, demonstrar incapacidade de operar com quantidades numéricas, não reconhecer os sinais das operações (+, -, x, :) apresentar dificuldades na leitura de números e não conseguir localizar espacialmente a multiplicação e a divisão. Caso o transtorno não seja reconhecido a tempo, pode comprometer o desenvolvimento escolar da criança, que com receio de enfrentar novas experiências de aprendizagem adota comportamentos inadequados como: agressividade, apática, desatento, desinteressada.

      Tanto nessa dificuldade como em outras o psicopedagogo é o profissional indicado para o tratamento, o mesmo irá realizar sessões individuais com o aluno bem como orientar o professor para que não aja isolamento deste aluno por parte do restante da turma.

     Então os pais e professores deverão ficarem atentos a frase "não gosto de matemática", pois ela poderá ser uma simples preguiça de realizar a atividade de matemática mas poderá ser uma discalculia.


Sem comentários: