sexta-feira, 26 de abril de 2013

A IMPORTANCIA DAS ATIVIDADES NA EDUCAÇÃO INFANTIL


Uma das coisas que mais me chamam atenção na Educação é em relação às atividades escolares, principalmente no que se refere à Educação Infantil. Os educadores em grande parte não estão preparando para trabalhar com Educação Infantil, sabemos que não pode ser qualquer educador  a ser inserido em uma turma de Educação Infantil, para ser um educador de Educação Infantil ele deva gostar muito dos pequenos e ter a didática que requer essa turminha.
Dois passos são importantes para um educador de Educação Infantil: primeiro como frisei gostar muito, segundo ter habilidade, se dedicar, entrar no mundo de faz de conta desta turminha, mundo este maravilhoso se o educador tiver afinidade, caso contrario a turma não terá rendimento o educador apesar de ser um excelente educador não dará conta, ou seja, sua turma não obtiverá excito.
O educador deverá planejar as aulas, atividades a serem realizadas com uma semana de antecedência, claro deixando espaço para serem inseridos textos novos que surgirem no decorrer da semana já que o planejamento é flexível. Chamamos atenção para a elaboração das atividades elas devem ser de fácil entendimento, perguntas claras e objetivas.  A música do inicio das aulas tem que estar de acordo com o conteúdo e as atividades que forem ser realizadas na sala é por isso que oriento ao colocar um educador na Educação Infantil  deve-se da ênfase suas habilidade de assimilar receptividade da turma com os conteúdos.
Como exemplo temos a música “Pirulito que bate, bate”, nessa música é possível o educador canta-la no inicio e coloca-la na atividade. Mas você me pergunta como vou colocar um texto em uma tarefa de Educação Infantil, mas precisamente numa turma de 1º período crianças de 03, 04 anos? E eu respondo é possível e deve ser colocado, tem que ser colocado. Sabemos que o maior problema de nossos jovens em relação à leitura a interpretação de textos foi porque não foi trabalhada essa contextualização na educação infantil.
Pois bem, voltando a questão da atividade do pirulito, o educador cantará a musica na acolhida da criança na turma, em seguida questiona a respeito de quem gosto de pirulito, claro todos irão dizer: “EU!!!!!!!!!!” O educador aproveita o momento para falar sobre a questão da higiene bucal, pirulito é gostoso porem todas as vezes que chupa-lo ou comer qualquer outra coisa deverão escovar os dentes por causa das bactérias etc... Retomando a aula o educador apresenta a atividade, a leitura visual já que a leitura da audição ela já obteve no momento que ouviu a música.
Depois que a leitura visual aconteceu passamos para a oral leia em bom tom para que a criança assimile sua voz, cante novamente a musica com a turma dando ênfase o que a musica fala, faça perguntas como: Qual a musica que estamos cantando? Quem bate bate? Quem gosta dela? É importante que os desenhos sejam sempre vazados para que a criança possa pinta-los, evitar desenhos pretos, borrados, letras feias, não esqueçamos que o educador é o espelho da criança. Outro fator relevante na elaboração das atividades é a não poluição visual da atividade, temos que ter muito cuidado com essas questão que influenciará no aprendizado da criança, evitar muitos desenhos que ao invés de termos uma atividade bonita, teremos uma bela poluição visual e a criança a cada sem assimilar os desenhos e sua mensagem, pois os desenhos falam com as criança, transmitem mensagem como elas também nos falam através dos desenhos.





Sem comentários: