É possível perceber desde cedo criança que
tenha dificuldades escolares ou algum transtorno mais sério. Se a criança não
tem êxito na escola, ou seja, sempre estar tirando notas abaixo da media, não consegui
ler com clareza ou não consegui acompanhar a turma, o primeiro passo se for o
educador que perceba é conversar com os pais, caso seja os pais que percebam
converse com os educadores, para que ambos juntos procurem uma solução, essa
integração família/escola poderão verificar se os problemas de aprendizado são
pontuais ou já persistem há algum tempo.
Outra ação, recomenda pela educadora, a professora
de neuropsicologia na Universidade de Morón, na Argentina, Sandra Torresi é checar se a visão e audição da criança estão
bem. “Quem não enxerga o que está na lousa e nos cadernos ou não ouve a
professora não aprende.” Eliminando a chance de algum problema sensorial, é
hora de buscar indícios de distúrbios de aprendizado, como dislalia, discalculia,
disgrafia, dislexia etc. É importante que educadores e pais fiquem atentos as
dicas abaixo para verificar a tempo se a criança tenha ou não dificuldades
escolares ou transtornos, caso observe se a criança apresenta no mínimo três dessas
dicas procure o profissional no caso o psicopedagogo pois ele é o
profissional capacitado para ajudar seu filho.
> O primeiro e mais claro sinal de
dificuldades escolares ou transtornos é o baixo desempenho na escola. Procure
saber se seu filho está sempre atrás em relação aos colegas, tem notas muito
baixas ou não consegue aprender conteúdos básicos;
> A criança que tem desempenho médio, mas
realiza um esforço extraordinário ou faz tudo com lentidão acentuada também
deve ser observada;
> Fique de olho se há quedas inesperadas
no desempenho. Alunos com leves problemas no processamento de informações, por
exemplo, podem aprender a ler, mas têm dificuldades quando as exigências em
torno da compreensão de leitura aumentam.
> Seu filho enrola ao máximo para começar
a fazer a atividade de casa? Pode ser uma forma de se poupar de fazer tarefas
que são penosas ou impossíveis para ele;
> Observe ainda se seu filho faz as atividades
rápidas de mais, deixando-as incompletas;
> Reclamações de cansaço, dor de estômago
e outros incômodos para não ir à escola podem indicar desconfortos relacionados
ao estresse;
> Queixas gerais sobre a escola, como
frisar que os colegas são chatos, que a professora é injusta, também devem ser
observadas;
> Se seu filho se queixa de que as
atividades são muito difíceis ou que as aulas são entediantes, ele pode estar
com dificuldades para acompanhar a turma;
> Dependendo do temperamento da criança,
as dificuldades de aprendizagem podem ter reflexos no comportamento e em seu
humor. Problemas como medo, raiva, agressividades ou ansiedade excessivas devem
ser investigados, assim como atitudes antissociais e escapistas;
> Perda de confiança e de autoestima são
os “efeitos colaterais” mais comuns de dificuldades de aprendizagem. Estudantes
com baixo desempenho a longo prazo tendem a se ver como incapazes de aprender,
acabam se excluindo da turma, apesar de estar na turma. Fique atento quando
ouvir de seu filho frases como: “Sou burro mesmo”, “Não tenho jeito”, “Não
consigo fazer nada direito”, “ Não vou nem tentar”, “Todo munda já sabe que eu
não consigo”.
É importante que pais e educadores tenham consciência
que todos são capazes de aprender, porém algumas crianças tem limitações e
necessitam de ajuda para se desenvolver.
Sem comentários:
Enviar um comentário