terça-feira, 16 de abril de 2013

DICAS PARA PERCEBER CRIANÇAS QUE TENHA DIFICULDADE NO APRENDIZADO.



É possível perceber desde cedo criança que tenha dificuldades escolares ou algum transtorno mais sério. Se a criança não tem êxito na escola, ou seja, sempre estar  tirando notas abaixo da media, não consegui ler com clareza ou não consegui acompanhar a turma, o primeiro passo se for o educador que perceba é conversar com os pais, caso seja os pais que percebam converse com os educadores, para que ambos juntos procurem uma solução, essa integração família/escola poderão verificar se os problemas de aprendizado são pontuais ou já persistem há algum tempo.
Outra ação, recomenda pela educadora, a professora de neuropsicologia na Universidade de Morón, na Argentina, Sandra Torresi  é checar se a visão e audição da criança estão bem. “Quem não enxerga o que está na lousa e nos cadernos ou não ouve a professora não aprende.” Eliminando a chance de algum problema sensorial, é hora de buscar indícios de distúrbios de aprendizado, como dislalia, discalculia, disgrafia, dislexia etc.   É importante que educadores e pais fiquem atentos as dicas abaixo para verificar a tempo se a criança tenha ou não dificuldades escolares ou transtornos, caso observe se a criança apresenta no mínimo três dessas dicas procure o  profissional  no caso o psicopedagogo pois ele é o profissional capacitado para ajudar seu filho.

Confira algumas dicas:

> O primeiro e mais claro sinal de dificuldades escolares ou transtornos é o baixo desempenho na escola. Procure saber se seu filho está sempre atrás em relação aos colegas, tem notas muito baixas ou não consegue aprender conteúdos básicos;
> A criança que tem desempenho médio, mas realiza um esforço extraordinário ou faz tudo com lentidão acentuada também deve ser observada; 
> Fique de olho se há quedas inesperadas no desempenho. Alunos com leves problemas no processamento de informações, por exemplo, podem aprender a ler, mas têm dificuldades quando as exigências em torno da compreensão de leitura aumentam. 
> Seu filho enrola ao máximo para começar a fazer a atividade de casa? Pode ser uma forma de se poupar de fazer tarefas que são penosas ou impossíveis para ele; 
> Observe ainda se seu filho faz as atividades rápidas de mais, deixando-as incompletas; 
> Reclamações de cansaço, dor de estômago e outros incômodos para não ir à escola podem indicar desconfortos relacionados ao estresse;
> Queixas gerais sobre a escola, como frisar que os colegas são chatos, que a professora é injusta, também devem ser observadas; 
> Se seu filho se queixa de que as atividades são muito difíceis ou que as aulas são entediantes, ele pode estar com dificuldades para acompanhar a turma; 
> Dependendo do temperamento da criança, as dificuldades de aprendizagem podem ter reflexos no comportamento e em seu humor. Problemas como medo, raiva, agressividades ou ansiedade excessivas devem ser investigados, assim como atitudes antissociais e escapistas; 
> Perda de confiança e de autoestima são os “efeitos colaterais” mais comuns de dificuldades de aprendizagem. Estudantes com baixo desempenho a longo prazo tendem a se ver como incapazes de aprender, acabam se excluindo da turma, apesar de estar na turma. Fique atento quando ouvir de seu filho frases como: “Sou burro mesmo”, “Não tenho jeito”, “Não consigo fazer nada direito”, “ Não vou nem tentar”, “Todo munda já sabe que eu não consigo”. 
É importante que pais e educadores tenham consciência que todos são capazes de aprender, porém algumas crianças tem limitações e necessitam de ajuda para se desenvolver.




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