segunda-feira, 15 de abril de 2013

PROJETO: RECREIO ORIENTADO "ANJOS DE DEUS".


Este projeto “ Recreio Orientado Anjos de Deus” surgiu da necessidade de envolver os alunos numa atividade prazerosa, durante o recreio, para desenvolver neles o respeito,  a solidariedade, companheirismo, integração e evitar situações de quedas, machucados, quebra de matérias da escola e bullying.
     O lúdico aplicado à prática pedagógica não apenas contribui para a aprendizagem da criança, como possibilita ao educador tornar suas aulas mais dinâmicas e prazerosas.CUNHA (1994), ressalta que a brincadeira oferece uma “situação de aprendizagem delicada”, isto é, o educador precisa ser capaz de respeitar e nutrir o interesse da criança, dando-lhe possibilidades para que envolva em seu processo, ou do contrário perde-se a riqueza que o lúdico representa.
       Neste sentido é responsabilidade do educador, na educação infantil e no ensino fundamental ajudar a criança a ampliar de fato, as suas possibilidades de ação. Proporcionando à criança brincadeiras que possam contribuir para o seu desenvolvimento psicossocial e consequentemente para a sua educação.
      O lúdico enquanto recurso pedagógico deve ser encarado de forma séria e usado de maneira correta, pois como afirma ALMEIDA (1994), o sentido real, verdadeiro, funcional da educação lúdica estará garantida, se o educador estiver preparado para realizá-lo.
Sendo que o papel do educador é, intervir de forma adequada, deixando que o aluno adquira conhecimentos e habilidade; suas atividades visam sempre um resultado, e uma ação dirigida para a busca de finalidades pedagógicas.
  A educadora FERREIRO (19890), já apontava para a importância de se oferecer a criança ambientes agradáveis onde se sinta bem e a vontade, pois a criança deverá se sentir como integrante do meio em que está inserida.

O lúdico (brincadeiras, jogos) as artes em geral têm um papel fundamental na formação de crianças e jovens, pois desenvolvem conhecimentos, habilidades, valores e posturas que contribuem para um crescimento harmônico e para a formação da cidadania.
  Neste sentido, a escola realizou atividades lúdicas  com a finalidade de estimular os alunos para o raciocínio e a criatividade, através de atividades dirigidas e recreativas, que contribuíram para o desenvolvimento de talentos e o gosto pela ludicidade, como música, dança, cantigas de rodas, pintura, parlendas, poemas, poesias e outras atividades.


Preparando a ação


Ações da supervisora:

No planejamento que ocorre mensalmente os educadores juntamente com a supervisora ( psicopedagoga) participaram da organização das atividades e relacionaram as atividades a serem realizadas no projeto.

·                        Levar a proposta do tema aos educadores;
·                        Montar o projeto com os educadores;
·                        Orienta-los com será desenvolvido;
·                        Colocar no papel todas as sugestões;
·                        Repassar aos pais o objetivo do projeto;
·                        Montar escala dos educadores que irão orientar as crianças na hora do recreio para que todos possam também tem descanso  na hora do recreio;
·                        Selecionar as brincadeiras, jogos etc que irão ser realizadas;
·                        Começar o Trabalha em sala de aula conscientizando as crianças que o recreio terá mudanças, tais mudanças será objetivando o bem estar das mesmas.


Ações realizadas antes do início do recreio orientado:


Os educadores levam as crianças em fila indiana para o pátio e dar inicio as brincadeiras, 20 minutos de brincadeiras, após  as brincadeiras as crianças são levadas  para lavarem as mãos e em seguida vão lanchar, ao termino do lanche são conduzidas as salas de aula para assistirem o segundo momento de aula

Avaliação


A avaliação do projeto aconteceu de forma contínua e sistemática. As atividades foram avaliadas durante a execução do projeto e após, em reuniões pedagógicas com os educadores e  com  os pais, observou-se que o  projeto resultou numa maior interação entre os alunos de todas as turmas, promoveu valores e cultura de paz, houve diminuição dos conflitos, de quebra de material no recreio.Ou seja, o objetivo do projeto foi alcançado.

Local de realização: Escola Mundial em Timon (MA), parte municipalizada.


 Público atendido: alunos da Educação infantil.

Totalidade: 232 alunos Faixa etária: de 03 a 07 anos


Objetivo Geral: proporcionar atividades ludicas, visando ao desenvolvimento da criatividade, da motivação, da autoestima e o gosto pela escola, evitando o bullying.



Objetivos específicos:


• Compreender a cidadania como participação social, exercícios de direitos e deveres, adotando no dia-a-dia atitudes de cooperação e respeito mútuo;
• Promover e estimular o resgate da cantigas de roda, o conhecimento e a valorização da cultura;
• Exercitar as habilidades de dialogar, ouvir e respeitar a opinião alheia e tomar decisões em conjunto.


Responsáveis: Todo corpo pedagógicos, em forma de revezamento e escala.


Acompanhamento e orientação: Supervisora pedagogica



Duração: durante o ano letivo




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