Este projeto “
Recreio Orientado Anjos de Deus” surgiu da necessidade de envolver os alunos
numa atividade prazerosa, durante o recreio, para desenvolver neles o respeito,
a solidariedade, companheirismo,
integração e evitar situações de quedas, machucados, quebra de matérias da
escola e bullying.
O lúdico aplicado à prática pedagógica não
apenas contribui para a aprendizagem da criança, como possibilita ao educador
tornar suas aulas mais dinâmicas e prazerosas.CUNHA (1994), ressalta que a brincadeira oferece uma “situação de aprendizagem
delicada”, isto é, o educador precisa ser capaz de respeitar e nutrir o
interesse da criança, dando-lhe possibilidades para que envolva em seu
processo, ou do contrário perde-se a riqueza que o lúdico representa.
Neste sentido é responsabilidade
do educador, na educação infantil e no ensino fundamental ajudar a criança a
ampliar de fato, as suas possibilidades de ação. Proporcionando à criança
brincadeiras que possam contribuir para o seu desenvolvimento psicossocial e consequentemente
para a sua educação.
O lúdico enquanto recurso
pedagógico deve ser encarado de forma séria e usado de maneira correta, pois
como afirma ALMEIDA (1994), o sentido real, verdadeiro, funcional da educação
lúdica estará garantida, se o educador estiver preparado para realizá-lo.
Sendo que o papel do educador é, intervir de forma adequada, deixando que o
aluno adquira conhecimentos e habilidade; suas atividades visam sempre um
resultado, e uma ação dirigida para a busca de finalidades pedagógicas.
A educadora FERREIRO (19890), já
apontava para a importância de se oferecer a criança ambientes agradáveis onde
se sinta bem e a vontade, pois a criança deverá se sentir como integrante do
meio em que está inserida.
O lúdico (brincadeiras,
jogos) as artes em geral têm um papel fundamental na formação de crianças e
jovens, pois desenvolvem conhecimentos, habilidades, valores e posturas que
contribuem para um crescimento harmônico e para a formação da cidadania.
Neste sentido, a escola realizou atividades
lúdicas com a finalidade de estimular os
alunos para o raciocínio e a criatividade, através de atividades dirigidas e
recreativas, que contribuíram para o desenvolvimento de talentos e o gosto pela
ludicidade, como música, dança, cantigas de rodas, pintura, parlendas, poemas,
poesias e outras atividades.
Preparando a ação
Ações da
supervisora:
No planejamento que ocorre mensalmente os
educadores juntamente com a supervisora ( psicopedagoga) participaram da
organização das atividades e relacionaram as atividades a serem realizadas no
projeto.
·
Levar a proposta do tema aos educadores;
·
Montar o projeto com os educadores;
·
Orienta-los com será desenvolvido;
·
Colocar no papel todas as sugestões;
·
Repassar aos pais o objetivo do projeto;
·
Montar escala dos educadores que irão orientar as
crianças na hora do recreio para que todos possam também tem descanso na hora do recreio;
·
Selecionar as brincadeiras, jogos etc que irão ser
realizadas;
·
Começar o Trabalha em sala de aula conscientizando as
crianças que o recreio terá mudanças, tais mudanças será objetivando o bem
estar das mesmas.
Ações realizadas antes do início do recreio orientado:
Os educadores
levam as crianças em fila indiana para o pátio e dar inicio as brincadeiras, 20
minutos de brincadeiras, após as brincadeiras
as crianças são levadas para lavarem as
mãos e em seguida vão lanchar, ao termino do lanche são conduzidas as salas de
aula para assistirem o segundo momento de aula
Avaliação
A avaliação do projeto aconteceu de forma contínua e sistemática. As atividades
foram avaliadas durante a execução do projeto e após, em reuniões pedagógicas
com os educadores e com os pais, observou-se que o projeto resultou numa maior interação entre os
alunos de todas as turmas, promoveu valores e cultura de paz, houve diminuição
dos conflitos, de quebra de material no recreio.Ou seja, o objetivo do projeto
foi alcançado.
Local de realização: Escola Mundial em Timon
(MA), parte municipalizada.
Público atendido: alunos da
Educação infantil.
Totalidade: 232 alunos Faixa etária: de 03 a
07 anos
Objetivo Geral: proporcionar atividades ludicas, visando ao
desenvolvimento da criatividade, da motivação, da autoestima e o gosto pela
escola, evitando o bullying.
Objetivos específicos:
• Compreender a cidadania como participação social, exercícios de direitos e
deveres, adotando no dia-a-dia atitudes de cooperação e respeito mútuo;
• Promover e estimular o resgate da cantigas de roda, o conhecimento e a
valorização da cultura;
• Exercitar as habilidades de dialogar, ouvir e respeitar a opinião alheia e
tomar decisões em conjunto.
Responsáveis: Todo corpo pedagógicos, em forma de revezamento e escala.
Acompanhamento e
orientação: Supervisora pedagogica
Duração: durante o ano letivo
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