Ao desenvolver
Projetos Pedagógicos tanto o aluno
quanto o professor terá êxito. O professor se sente mais realizado com o
envolvimento dos alunos e com os resultados obtidos; o aluno, por sua vez aprende
mais do que aprenderia na situação de simples receptor de informações. Por
tanto, a informação passa a ser tratada de forma construtiva, proveitosa,
prazerosa e o estudante desenvolve a capacidade de
selecionar, organizar, priorizar, analisar e sintetizar os conteúdos disciplinares,
pois os projetos deverão englobar as disciplinas, seja ele de meio ambiente ou
leitura.
Os
projetos pedagógicos deverão nascer da necessidade de saber, de complementares
informações que foram vistas em sala de aula.
O assunto que foi visto nas aulas “normais” no dia a dia, enfatizados na
prática podem ser uma maneira inovador de educação, exemplo: o professor
ministra aula de ciências sobre preservação do meio ambiente, após essa aula em
outro momento sentar com a turma e construir um projeto sobre meio ambiente, a
criação de uma horta na escola ou ornamentar, arborizar da escola etc.
A
introdução dos projetos é uma forma de pôr em prática o que se viu na teoria,
tem como finalidade alcançar os seguintes objetivos:
Na
sala de aula, é possível trabalhar qualquer tema, o desafio está em como abordá-lo com a
turma em um ambiente externo e o que podem aprender dele. Tudo podem ser
ensinadas por meio de projetos, basta que se tenha uma dúvida inicial e que se
comece a pesquisar e buscar evidências sobre o assunto.
Tanto
professor quanto alunos envoltos num trabalho de pesquisa, não serão mais os
mesmos. Os resultados devem implicar em mais qualidade de vida, devem ser
indicativos de mais cidadania, de mais participação nas decisões da vida
cotidiana e da vida social. Devem enfim, serem fontes de melhoria de
conhecimentos. O grande ganho para todos, é viver a experiência da diferença e
o bem estar de todos.
Realizando
palestras sobre um determinado tema, utilizar experiências de vida usando
métodos de avaliações indiretas, fazem com que o ensino fique mais bem
relacionado com as experiências vividas pelos alunos, e o mesmo tende a se desenvolver
melhor. Essas práticas servem como veículo de motivação, estimular as
habilidades e competências dos alunos para que, além de aprender, possam
tornar-se pessoas capazes, independentes, empreendedoras, seguras e cientes que
foi útil para o crescimento da sociedade a qual está inserido.
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