sábado, 6 de abril de 2013

PROJETO PEDAGÓGICO É IMPORTANTE PARA O DESENVOLVIMENTO DO ALUNO.


Ao desenvolver Projetos Pedagógicos  tanto o aluno quanto  o professor terá êxito.  O professor se sente mais realizado com o envolvimento dos alunos e com os resultados obtidos; o aluno, por sua vez aprende mais do que aprenderia na situação de simples receptor de informações. Por tanto, a informação passa a ser tratada de forma construtiva, proveitosa, prazerosa  e o estudante desenvolve a capacidade de selecionar, organizar, priorizar, analisar e sintetizar os conteúdos disciplinares, pois os projetos deverão englobar as disciplinas, seja ele de meio ambiente ou leitura.
Os projetos pedagógicos deverão nascer da necessidade de saber, de complementares informações que foram vistas em sala de aula.  O assunto que foi visto nas aulas “normais” no dia a dia, enfatizados na prática podem ser uma maneira inovador de educação, exemplo: o professor ministra aula de ciências sobre preservação do meio ambiente, após essa aula em outro momento sentar com a turma e construir um projeto sobre meio ambiente, a criação de uma horta na escola ou ornamentar, arborizar da escola etc.
A introdução dos projetos é uma forma de pôr em prática o que se viu na teoria, tem como finalidade alcançar os seguintes objetivos:
Na sala de aula, é possível trabalhar qualquer  tema, o desafio está em como abordá-lo com a turma em um ambiente externo e o que podem aprender dele. Tudo podem ser ensinadas por meio de projetos, basta que se tenha uma dúvida inicial e que se comece a pesquisar e buscar evidências sobre o assunto.
Tanto professor quanto alunos envoltos num trabalho de pesquisa, não serão mais os mesmos. Os resultados devem implicar em mais qualidade de vida, devem ser indicativos de mais cidadania, de mais participação nas decisões da vida cotidiana e da vida social. Devem enfim, serem fontes de melhoria de conhecimentos. O grande ganho para todos, é viver a experiência da diferença e o bem estar de todos.
Realizando palestras sobre um determinado tema, utilizar experiências de vida usando métodos de avaliações indiretas, fazem com que o ensino fique mais bem relacionado com as experiências vividas pelos alunos, e o mesmo tende a se desenvolver melhor. Essas práticas servem como veículo de motivação, estimular as habilidades e competências dos alunos para que, além de aprender, possam tornar-se pessoas capazes, independentes, empreendedoras, seguras e cientes que foi útil para o crescimento da sociedade a qual está inserido.




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