sexta-feira, 5 de abril de 2013

ANALFABETISMO NO BRASIL AINDA É GRANDE.



          O analfabetismo no Brasil ainda é grande, tendo milhões de analfabetos acima dos 15 anos de idade. Infelizmente é uma realidade causada pelos modelos de educação arcaicos, ultrapassada sem inovações, que tolhem a capacidade criativa dos indivíduos, gerando insegurança e insatisfação pessoal. Ciente de que não adiantam continuar na escola, muitos estudantes principalmente adolescentes se afastam da mesma por pura falta de motivação, por não acreditarem que são capazes de vencer através do estudo.
          O receio domina as sensações prazerosas do aprender, pois repetências anteriores, exposições diante dos colegas, humilhações dentro da sala de aula, bullyng, descaso por parte dos governantes coíbe o individuo, demonstrando que ele não é capaz. No Brasil ainda existe a concepção de que os menos favorecidos não têm condições de aprender, devendo aceitar que são a mão de obra pesada e barata do país, estando às margens da nossa pirâmide social, exemplo mais clássico que temos é que um filho de pedreiro, pedreiro será.
          Para melhorar, mudar ou amenizar essa visão arcaica, a escola deve manter uma política educacional voltada para atender a adversidade, através de planos de ação que valorizem as habilidades e potencialidades de cada individuo. A escola tem que ter um olha sensível para identificar o que cada um tem de bom, em quê cada qual pode colaborar com as experiências e crescimento do grupo. Preocupados com a defasagem do ensino, buscando qualificar o trabalho docente, reportamo-nos  para a motivação desses alunos, dando oportunidade aos mesmos, inserindo-os num grupo que está mais adiantado.
          Porém, não se pode descartar a realidade social em que cada um vive. Muitas crianças ficam paralisadas porque não recebem atenção necessária, outras são alvos de agressões, outras sofrem abusos sexuais, algumas têm que trabalhar para sustentar suas famílias, são vários problemas que impedem as crianças a se desenvolver.
          A escola precisa considerar todos esses aspectos e muitos outros, repensar seus valores, buscando diminuir as diferenças entre os alunos, identificando porque uns aprendem e outros não, em sua maioria quando a criança não se desenvolve adequadamente tem um problema inerente, faz-se necessário que a escola elabore planos voltados para esses indivíduos que por mais que estejam inseridos na escola no prédio estão se sentindo excluído. De acordo com o Ministério da Educação, no Brasil são 16 milhões de analfabetos, pessoas que não conseguem se quer escrever um bilhete. Já os que não chegaram a concluir o 5º ano do ensino fundamental I, somam 33 milhões, concentrados em 50% no norte e nordeste do país. Eis a pergunta!  Como acontecerá o crescimento social e econômico do país se não temos política educacional consistente.




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