quarta-feira, 3 de abril de 2013

TENHO DIFICULDADE: MAS SOU CAPAZ!


          As primeiras verificações de aprendizagem (provas) acabaram de ser realizadas e com elas um resultado não agradáveis aterrissa nas mãos dos pais. Para a maioria dos pais, é como se aquela nota baixa ou a famosa nota (vermelha) não se dirigisse apenas a criança aparentemente pouco esforçado, mas à família em si. A reação costuma ser imediata: broncas, sermão, chantagem, castigo, além de infinitos reforços com professor particular e rígidos, quantos mais rígidos melhor. Quem está acostumado à luta para fazer o filho pegar nos livros sabe que a eficácia desse método é duvidosa. Afirmaria até mesmo que é como varrer uma casa e não pegar o lixo. Mais do que um problema em si, as dificuldades na escola são, sempre, sintoma de que algo não vai bem, reflexo de outra situação. Mesmo que pareça preguiça ou distração da criança. Ainda que ela diga que não está nem aí, que não se importa, tanto faz como tanto fez.
           Por mais que a criança se comporte dessa maneira ninguém gosta de se sentir incapaz, inútil perante a turma, muitas vezes, a expressão de desinteresse nada mais é do que uma estratégia inconsciente da criança para esconder o sofrimento com as notas baixas, uma defesa. Ao solicitar dessas crianças que represente sua turma através de desenhos, ai então vem à surpresa! Por mais que incentive, indague a criança ela não se sente inserida na turma, esquece-se de desenhar a si própria. Tal fato dar-se devido uma dificuldade no aprendizado.    As dificuldades mais comuns são discalculia, disortografia, dislexia, dislalia.
          A dislexia é um distúrbio da linguagem caracterizado pela dificuldade de decodificar palavras simples e de aprender a ler, apesar de a criança ter inteligência normal. Um dos sinais mais comuns é a inversão de letras ou a troca de fonemas parecidos, como q por p ou f por v.
          Não há cura, mas é possível, com tratamento, contornar a situação e fazer com que a criança tenha uma vida acadêmica normal, como ocorre com muitas crianças que atendi no consultório. Após o acompanhamento psicopedagógico já ouvi muito dislexos dizerem que a dislexia não atrapalham mais eles em nada, é importante que a família se conscientizaram que tem muitas pessoas importante e famosas que também são dislexos e tem vida normal, temos como exemplo o ex-presidente americano George Bush, mesmo dislexos comandou o país mais importante do mundo.



Sem comentários: