quarta-feira, 3 de abril de 2013

VAMOS INCENTIVAR A LEITURA.


            Sabemos que vivemos em um país onde a maioria da população é analfabeta (esclareço que “saber ler” não é simplesmente juntar as letras formando palavras, juntar palavras formando frases e nem juntar frases formando textos, saber ler não é simplesmente ler, “saber ler” é ler e entender, é ler e depois poder expressar aquilo que leu com suas próprias palavras, saber ler é saber interpretar), com objetivo de ajudar e orientar educadores e pais resolvi escrever sobre esse assunto, que servirá (objetivo, eu) como um incentivo ao exercício a leitura.
             Muitas crianças, adolescentes e até mesmo adultos são aprovados há anos (series) seguintes sem saberem ler. Adultos entram e saem formados das universidades sem saberem ler. Ai você me indaga como pode isso acontecer? Como é possível? E eu afirmo que infelizmente é possível sim acontece com bastante frequência, diria até sem medo de errar que tal situação acontece com mais frequência que possamos imaginar. Na realidade ler em sua plenitude da palavra significar entender o que ler interpretar e não decodificar letras. 
            Ao solicitar um adolescente que lesse a seguinte frase e depois explicasse sobre o que o autor estava falando “Cada qual sabe amar a seu modo; o modo, pouco importa; o essencial é que saiba amar.” nesta frase de Machada de Assis ele fala explicitamente sobre o amor, que não importa o modo de amar e sim o amor. O adolescente simplesmente após a leitura respondeu que: ”O modo como às pessoas gostam dos outros é porque não gostam de ajudar os outros”, pedi para que o mesmo lesse novamente com baste atenção a frase e relatasse o que Machado de Assis estava querendo transmitir na frase, ele tornou a falar a mesma resposta, e isso acontece na maioria das vezes, os textos, as frases falar de um determinado assunto e crianças, adolescentes e adultos não conseguem entender, porque não sabem ler essa é a grande verdade.
         Paulo Freire diz o seguinte “não basta saber ler que Eva viu a uva. É preciso compreender qual a posição que Eva ocupa no seu contexto social, quem trabalha para produzir a uva e quem lucra com esse trabalho”, e isso é importante não basta decodifica palavras, não basta ler tem que entender o que leu, isso sim faz parte de um ser alfabetizado.



Sem comentários: