sábado, 19 de outubro de 2013

                    
                                           DA:
                         Desafio para Psicopedagogos

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       É importante salientar que as DA (Dificuldades de Aprendizagem) vêm atingindo os alunos de maneira a interferir não só na aprendizagem, mas também em todos os aspectos da vida, principalmente no social. Muitas dificuldades são diagnosticadas somente com o passar dos anos, permitindo assim perceber os distúrbios com clareza.


     


         Algumas crianças podem apresentar problemas/dificuldades em várias áreas de conhecimento, interferindo assim, na leitura e escrita, na matemática, história, ciências, geografia, bem como no aspecto da compreensão ou da expressão, podendo ser percebido também no relacionamento social e afetivo.


      Nos dias atuais a nossa sociedade tem como características o individualismo, o consumismo e a competição, e os alunos que apresentam essas DA acabam se sentindo desvalorizados, pois o fracasso escolar atinge o indivíduo como um todo, implicando em um rendimento inferior ao esperado pela idade, ou nível educativo e intelectual, e isso se estende para toda a vida, principalmente quando as dificuldades estão relacionadas à área da:

· Leitura;
· Escrita e cálculos;
· Podendo afetar a habilidade de ler;
· Escrever;
· Falar;
· Escutar;
· Soletrar;
· Recordar;
· Raciocinar;
· Aprender cálculos matemáticos e organizar as informações que recebe.

      
As crianças que apresentam dificuldades não compreendem por meio dos métodos com os quais a maioria das crianças consegue aprender. Cada pessoa tem suas características individuais e um ritmo diferente na aprendizagem, é por isso que em cada um as dificuldades se apresentam de uma forma subjetiva e o educador tem que saber trabalhar com essa intersubjetividade dos sujeitos. Transmitir conhecimento exige competência, criatividade, audácia, paixão, arte, espírito inovador, além do domínio das condições histórico/social, filosófico e psicológico.


     Um dos maiores problemas encontrados na escola pública brasileira hoje, é que as propostas escolares não conseguem ponderar as diferenças individuais dos alunos, e isso deve ter uma função fundamental quando se pensa em política de ensino. O sistema escolar deveria prestar mais atenção e considerar aquilo que é realmente fundamental para a educação, como levar em conta à realidade linguística de cada um, a história do seu alunado, a garantia de conteúdos com uma linguagem culta, educadores preparados e que compreendam a alfabetização, variação e dificuldades na aprendizagem, para que se possa prevenir esse grande problema que são as DA.

       É importante salientar que os educadores evidenciem com frequência questões biológicas, orgânicas, psicológicas, pedagógicas, de linguagem, familiares e sociais que se envolvem no processo de aprendizagem dos alunos, e com a complexidade dos fatores pode determinar as dificuldades de aprendizagem de modo interdisciplinar.

      As DA estão relacionadas à falta de motivação, pouco domínio de estratégias para a aprendizagem, por falta de compreensão das metodologias usadas e a ausência de interação entre os educadores e os alunos.

      Os problemas de aprendizagem não desaparecem, no entanto, a criança pode aprender a compensar suas dificuldades. Quanto mais cedo for realizada a intervenção de suporte, a criança poderá aprender a conduzir melhor suas dificuldades em aprender, essa intervenção é feita pela Psicopedagoga.

      É importante que todos os educadores, principalmente dos anos iniciais do ensino fundamental, estejam bem preparados, conhecendo as peculiaridades que apresentam as crianças que têm dificuldades para aprender.
As DA muitas vezes são ocasionadas por fatores externos como a sociedade e o meio em que vive a falta de oportunidades e, por fatores internos como os aspectos neurobiológicos, orgânicos e psíquicos.

Os principais fatores são:

· O orgânico que traz a falta de integridade neurológica;

· A alimentação inadequada e saúde física delicada.

      Os distúrbios podem ser ocasionados ou agravados por fatores relacionados à escola como a relação do educador, entre o educador e o aluno, pelos métodos didáticos, por situações familiares, pela personalidade da própria criança ou por dificuldades de educação. Não só ocorrem pela falta de habilidade intelectual, comunicativa ou afetiva do aluno, mas sim, pela afinidade que o mesmo tem no meio em que convive como a família e a escola.

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