terça-feira, 16 de setembro de 2014



       Como detectar dificuldades de aprendizagem nas crianças.




     As dificuldades de aprendizagem podem ser detectadas em crianças nos anos inicias e constituem uma grande preocupação para pais e educadores já que afetam o rendimento escolar e também as relações interpessoais das crianças.

      Uma criança com dificuldade de aprendizagem ou distúrbio de aprendizado pode ter um nível normal de inteligência, de acuidade visual e auditiva. É uma criança que se esforça em seguir as instruções, em concentrar-se, e portar-se bem em sua casa e na escola. Sua dificuldade está em captar, processar e dominar as tarefas e informações, e logo a desenvolvê-las posteriormente. A criança com essa dificuldade não pode fazer o que outros com o mesmo nível de inteligência podem conseguir.

      Como detectar dificuldades de aprendizagem nas crianças.

      A criança com dificuldades específicas de aprendizagem tem padrões pouco usuais em perceber as coisas no ambiente externo. Seus padrões neurológicos são diferentes das outras crianças da mesma idade. No entanto, têm em comum algum tipo de fracasso na escola ou em sua comunidade.

       Não é nada difícil detectar quando uma criança está tendo dificuldade para processar as informações e a formação que recebe. Os pais e educadores devem estar atentos e conscientes dos sinais mais frequentes que indicam a presença de uma dificuldade de aprendizagem, quando a criança:

Ø Apresenta dificuldade para entender e seguir tarefas e instruções;

Ø Apresenta dificuldade para relembrar o que alguém acaba de dizer;

Ø Não domina as destrezas básicas de leitura, soletração, escrita e/ou matemática, pelo que fracassa no trabalho escolar;

Ø Apresenta dificuldade para distinguir entre a direita e a esquerda, para identificar palavras, etc. Sua tendência é escrever as letras, palavras ou números ao contrário;

Ø Falta-lhe coordenação ao caminhar, fazer esportes ou completar atividades simples, tais como apontar um lápis ou amarrar o cordão do sapato;

Ø Apresenta facilidade para perder ou extraviar seu material escolar, como os livros e outros artigos;

Ø Tem dificuldade para entender o conceito de tempo, confundindo o “ontem”, com o “hoje” e/ou “amanhã”;

Ø Manifesta irritação ou excitação com facilidade. 



      Características das dificuldades de aprendizagem.


     As crianças que têm dificuldades de aprendizagem, com frequência apresentam características e/ou deficiências em:

     1- Leitura (visão):

· A criança se aproxima muito do livro;

· Diz palavras em voz alta;

· Assina, substitui, omite e inverte as palavras;

· Vê duplicado, pula e lê a mesma linha duas vezes;

· Não lê com fluidez;

· Tem pouca compreensão na leitura oral;

· Omite consoantes finais na leitura oral;

· Pestaneja em excesso;

· Fica vesgo ao ler;

· Tende a esfregar os olhos e queixar-se de que coçam;

· Apresentam problemas de limitação visual, soletração pobre, entre outras.

     2- Escrita:


§ A criança inverte e troca letras maiúsculas;

§ Não deixa espaço entre palavras e não escreve em cima das linhas;

§ Pega o lápis desajeitado e não tem definido se é destro ou canhoto;

§ Move e coloca o papel de maneira incorreta;

§ Trata de escrever com o dedo;

§ Tem o pensamento pouco organizado e uma postura pobre, dentre outras.

     3- Auditivo e verbal;

*A criança apresenta apatia, resfriado, alergia e/ou asma com frequência;


*Pronuncia mal as palavras;

*Respira pela boca, queixa-se de problemas do ouvido;

*Sente-se enjoado;

* Fica branco quando lhe falam;

* Depende de outros visualmente e observa o professor de perto;

* Não pode seguir mais de uma instrução por vez;

* Põe a televisão e o rádio em volume muito alto, dentre outras.

     4- Matemáticas:

O aluno inverte os números;

 Tem dificuldade para saber a hora;

Pobre compreensão e memória dos números;

Não responde a dados matemáticos, dentre outras.

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