quinta-feira, 28 de março de 2013

AS CRIANÇAS SE COMUNICAM ATRAVÉS DOS DESENHOS.


     

      A criança sem perceber, no momento de desenhar  transferi para o papel seu estado anônimo, em todos os detalhes. Refletem seu mundo físico e psíquico, suas relações mais fortes, desejadas e indesejadas, fatos do passado e do presente e podem nos apontar direções futuras. É por isso que os desenhos das crianças permitem-nos incrementar consideravelmente nossos dados sobre seu temperamento, caráter, personalidade, anseios, medos, angustia e necessidades.
         Os desenhos ajudam-nos também a descobrir,  re-descobrir, e reconhecer as diferentes etapas pelas quais a criança está atravessando, os seus problemas e dificuldades, assim como seus pontos fortes e fracos. Como introdução ao trabalho deve-se explicar os principais tópicos das artes visuais relacionadas com o desenho, são eles:
o ponto, o traço, a linha, a textura, a forma, as cores, entre outros.
     Analisar um desenho não é o mesmo que interpreta-lo, pois existe uma diferença real e concreta em ambos os conceitos. Veja a diferença entre ambos:
         A análise responde a um enfoque técnico e racional.
         A interpretação dos desenhos é o resultado ou a síntese da análise.
         Assim que esses pontos foram expostos aos participantes os exercícios da É importante que o educador faça um reconhecimento exaustivo dos elementos mais e menos presentes nos desenhos de seus alunos, compare-os com outros desenhos da mesma criança em produções anteriores para verificar se houve ou não uma evolução de linguagem e reconheça símbolos e sinais repetitivos. Todos os detalhes importam: a utilização das cores preferidas pelas crianças, o posicionamento desses desenhos dentro do perímetro da folha, sua divisão nos quatro planos, quais as personagens mais frequentes em seus desenhos e a importância dada a cada um deles. Veja algumas dicas:
·         Uma criança tímida e retraída costuma utilizar menos espaço para desenhar em uma folha;
·         Uma criança mais "agitada" tende a não observar os limites do papel e a não concluir o que inicia, forçando demais o lápis ou utilizando mais as cores quentes do espectro;
·         Uma criança que se sente rejeitada ao desenhar a família esquece de desenhar a si próprio como lembro da família;
·         Uma criança que tem o costume de ter contato com violência domestica quase sempre desenha o pai ou a mãe com faca o sinta na mão;
 Tudo pode  ser utilizado e trabalhado dentro de sala de aula. Pedir aos alunos que desenhem escolhendo apenas uma cor ou o lado direito ou esquerdo da folha é um bom início de análise de um desenho.
É de suma importância esse olhar atento do professor e da família em relação ao desenhos das crianças pois elas muitas vezes pedem ajuda para o problema que poderão está passado e não sabem falar, se expressar através dos dialogo por timidez, por medo ou por qualquer outro motivo de ordem emocional.

     








     

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