Os
problemas das dificuldades de aprendizagens são complexos e, portanto, devem
ser abordado por profissionais especializados. Determinar as causas que estão
por detrás desta problemática é tarefa que competem aos profissionais
especializados em área tais como:
Psicopedagogo, Psicólogo, pediatra,
Neuropsicologos e neurologistas.
Como
afirma Sara Paín (1983)
O Psicopedagogo é um profissional
preparado para tender crianças ou adolescentes com problemas de aprendizagem,
atuando na sua prevenção, diagnóstico e tratamento clínico ou institucional. O
psicopedagogo poderá atuar em escolas e empresas (psicopedagogia institucional)
e na clínica (psicopedagogia clínica).
Com a sua formação procura-se compensar as lacunas detectadas na formação inicial, tanto dos psicólogos como dos pedagogos, com abordagem e aprofundamento de aspectos teóricos e práticos específicos para a realização de tarefas tipicamente Psicopedagógicas, tarefas essas, que implicam o trato com uma gama de conflitos presentes no cotidiano escolar, na demanda clínica, nos programas sociais, nas políticas e outros. Nessa formação busca-se coletar e integrar as contribuições de diferentes campos do conhecimento, principalmente dos campos de conhecimentos psicológicos e educativos. Deste modo, a sua formação exige o domínio de conhecimentos e atribuições de diferentes âmbitos da Psicologia, das Ciências da Educação e outras, pois o contato com a pluralidade de culturas no campo do saber e a diversidade de cultura da vida cotidiana do professor possibilita diferentes trajetórias no trabalho desse profissional.
O campo de trabalho do Psicopedagogo é caracterizado pelo processo de aprendizagem e de desenvolvimento das pessoas, como aprendem e se desenvolvem as dificuldades, os problemas, como também, as intervenções educativas que devem ocorrer nessa relação pedagógica. Essa intervenção Psicopedagógica é um mecanismo educativo que visa à articulação adequada das atividades escolares de ensino e de aprendizagem, às necessidades de formação integral e de desenvolvimento dos alunos.
Com a sua formação procura-se compensar as lacunas detectadas na formação inicial, tanto dos psicólogos como dos pedagogos, com abordagem e aprofundamento de aspectos teóricos e práticos específicos para a realização de tarefas tipicamente Psicopedagógicas, tarefas essas, que implicam o trato com uma gama de conflitos presentes no cotidiano escolar, na demanda clínica, nos programas sociais, nas políticas e outros. Nessa formação busca-se coletar e integrar as contribuições de diferentes campos do conhecimento, principalmente dos campos de conhecimentos psicológicos e educativos. Deste modo, a sua formação exige o domínio de conhecimentos e atribuições de diferentes âmbitos da Psicologia, das Ciências da Educação e outras, pois o contato com a pluralidade de culturas no campo do saber e a diversidade de cultura da vida cotidiana do professor possibilita diferentes trajetórias no trabalho desse profissional.
O campo de trabalho do Psicopedagogo é caracterizado pelo processo de aprendizagem e de desenvolvimento das pessoas, como aprendem e se desenvolvem as dificuldades, os problemas, como também, as intervenções educativas que devem ocorrer nessa relação pedagógica. Essa intervenção Psicopedagógica é um mecanismo educativo que visa à articulação adequada das atividades escolares de ensino e de aprendizagem, às necessidades de formação integral e de desenvolvimento dos alunos.
O Pedagogo preocupa-se principalmente em
construir as situações pedagógicas que tornem possível a aprendizagem;
implementando os meios, as técnicas e as instruções adequadas para favorecer as
correção da dificuldade apresentada pela criança.
O Psicólogo, em contrapartida,
interessa-se pelos fatores emocionais que interferem na aprendizagem da criança e no
significado que a atividade cognitiva tem para ela. Dessa forma a intervenção pedagógica
procura descobrir o que está originando as dificuldades e a construir as condições
para que a criança possa desenvolver-se
melhor na sua aprendizagem.
O Neuropsicólogo é um especializado no
estudo das relações entre o cérebro e o comportamento. Numa avaliação
neuropsicológica são administrados testes que podem ajudar a determinar se o
cérebro está funcionando corretamente. Diferentemente dos exames de imagens,
como a tomografia computadorizada (TC) ou a ressonância magnética (RM) que
mostram como são vistas as estruturas do cérebro, os testes neurológicos
examinam o funcionamento do cérebro enquanto este realiza certas funções como,
por exemplo, memorizar.
O Pediatra é o profissional encarregado
de fazer o seguimento do desenvolvimento e a maturação física da criança e é
quem pode alertar sobre certos atrasos ou situação particular do
desenvolvimento que podem surgir :por sua vez, deve esclarecer as inquietações
dos pais, pois são eles quem melhor podem observar o desenvolvimento dos seus
filhos em comparação com as crianças que existem ao seu redor.
O Neurologista ocupa-se do estudo das
anomalias do desenvolvimento do sistema nervoso. Recorremos ao neurologista em
casos muito específicos como, por exemplo, quando existe uma suspeita de uma
Síndrome do Déficit Atenção. Nestes casos uma avaliação neurológica é imprescindível.
Todos estes profissionais têm a responsabilidade de orientar professores pais
sobre a forma como podem colaborar. Portanto, nos primeiros sintoma de
dificuldade no aprendizado procure um profissional para receber orientação
adequada para que seu filho não venha a
ter prejuízo mais tarde.
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