quarta-feira, 3 de julho de 2013

FATORES PSICOSSOCIAIS NA APRENDIZAGEM.


Na aprendizagem o sujeito é compreendido na sua totalidade. Aprende a partir do seu corpo, suas emoções, a partir da sua capacidade intelectual e do esquema referencial. Ao aprender o sujeito descobre a si mesmo ao distinguir-se como um eu diferente dos demais e do mundo. Portanto, há uma aprendizagem da realidade interagindo com a aprendizagem de sim mesmo.

O ser humano vem ao mundo fazendo parte de uma estrutura familiar e com um lugar designado dentro dela. A interação com o mundo ocorre primeiramente por meio do vinculo com a mãe. A mãe por meio dos seus cuidados ajuda a criança a formar o primeiro eu, o eu corporal. Esta relação de amor é a permite à criança, depois, deslocar para a realidade seu impulso para os elementos que deseja explorar. Para que isso aconteça, a mãe deve afastar-se paulatinamente, o que provoca na criança angustia e frustração e, assim, a criança deve buscar novos meios de satisfação. Um dos caminhos é a aprendizagem.

A aprendizagem é uma relação vincular. Isso implica que existem dois termos: Sujeito e objeto quando falamos do objeto nos referimos a tudo que é conhecido como o não-eu. O objeto a adquire significado na consciência mediante as relações e a possibilidade de categorizá-lo para que este seja compreensível. No vinculo com a mãe, a criança estrutura suas capacidade individuais e também sua atitude frente ao mundo e, portanto, frente à aprendizagem.

É muito importante  entender que a aprendizagem caminha unida ao crescimento, ir deixando, pouco a pouco, a dependência para chegar a ser independente. Nesse processo a criança deve ser capaz de transferir seus afetos para fora do núcleo familiar e encontrar outros modelos de identificação com seus colegas e educadores. Também, a partir da família, deve dar o espaço para a aceitação do crescimento já que este é o caminho para que ocorra a socialização dos processos do pensamento e dos mecanismos de contato com a realidade. A família, com sua atitude, pode permitir que o erro seja admissível ou pode transformá-lo em medo do fracasso. O mesmo pode suceder com a escola.

A possibilidade de aprender depende do processo de individualização. Quer dizer do nascimento psicológico do ser humano, que quando pode aprender por meio de suas sensações e dos seus sentimentos passa de plano da ação para o plano da simbolização. O sujeito pode refletir sobre o que sente e pensa. O educador, a partir da sua função, pode ajuda-lo a colocar em palavras sentimentos e sensações e deve cuidar para que o aluno estabeleça um vinculo saudável com o objeto da aprendizagem.





2 comentários:

EU disse...

OLÁ ESTOU TERMINANDO MEU CURSO DE PEDAGOGIA ,E ESSE ASSUNTO MIM INTERESSA MUITO SOBRE OS FATORES PSICOSSOCIAIS NA APRENDIZAGEM ,E GOSTARIA MUITO DE TER AJUDA DE PESSOAS ASSIM COMO VOCÊ EXPERIENTE NO ASSUNTO .SEMPRE TIVE DIFICULDADES NO APRENDIZADO E HOJE PASSO PELAS MESMAS DIFICULDADES COM MINHA FILHA QUE TEM 16 ANOS QUE AINDA ESTA NO PROCESSO SILÁBICO .TERIA COMO MIM AJUDAR ?

EU disse...

sou jade a que pediu ajuda em cima .