terça-feira, 24 de setembro de 2013


APRENDIZAGEM  NÃO É UMA AÇÃO PASSIVA.


É complicado definir aprendizagem, ela abrange tudo que está envolvido no processo de aprender. Tentaremos defini-la da maneira mais sucinta possível. É importante que nos distanciamos de teorias simplistas que somente contemplem fenômeno de pontos de vista isolados, não é somente um processo de entrada e saída de informação, nem tampouco pode ser considerada somente a partir da área emocional.


O aprendizado integra o cerebral, o psíquico, o cognitivo e o social. Portanto, podemos afirmar que é um processo neuropsicocognitivo que ocorrerá num determinado momento histórico, numa determinada sociedade, dentro de uma cultura particular.
Destacaremos a influencia que toda a nossa bagagem tem sobre o aprendizado, ou seja, nossas experiências passadas, nossos sentimentos, nossas vivencias e as situações sociais nas quais se desenvolve o aprender. Nossa estrutura psíquica dá sentido aos processos perceptivos, enquanto a organização cognitiva sistematiza toda a informação recebida de uma forma muito pessoal de acordo com as experiências vivenciadas e as situações sociais onde elas se desenvolvem. Portanto os sujeitos da aprendizagem e seus modos de aprender são produtos das práticas culturais e sociais.


O processo de aprendizagem não é considerado mais uma ação passiva de recepção, nem o ensinamento uma simples transmissão de informação. Ao contrário, atualmente falamos da aprendizagem interativa, da dimensionalidade de saber:
Ø     A aprendizagem supõe uma construção que ocorre por meio de um processo mental que implica na aquisição de um conhecimento novo.
É uma construção interna e subjetiva, processada e construída interativamente. Ou seja, os seres humanos precisam de continuas aprendizagem que começam a ocorrer a partir da gestação.
O aprender é o caminho para atingir o crescimento, a maturidade e os desenvolvimentos como pessoas num mundo organizado, já as interações com o meio nos permitem organização do conhecimento.

A aprendizagem é um processo que ocorre durante toda vida. A definição da mesma como frisei no inicio é complexa, mas nos parece útil por abrangê-la no sentido mais amplo que é um processo integral que ocorre desde o principio da vida.

Sem comentários: