CRIANÇAS COM DIFICULDADES DE APRENDIZADO SÃO CAPAZES E INTELIGENTES.
Um dos maiores obstáculos sociais pelo qual passa a educação na atualidade é a integração e
socialização das crianças com dificuldade de aprendizagem. Os pais que
enfrentam essas dificuldades com seus filhos também são colocados essa difícil e
árdua tarefa, pois não é fácil ter filhos com dificuldades no aprendizado, até
que seja detectar é um tormento para eles e também para as crianças que muitas
vezes são rejeitados, sofrem preconceitos, são chamadas de preguiçosas. As dificuldades
de aprendizagem procedem essencialmente da capacidade de conceitualizar e processar
a informação, assim como do
desenvolvimento das destrezas. As habilidades afetadas com maior frequência
são:
v
Leitura;
v
Escrita;
v
Processamento auditivo e da fala, raciocínio e matemática.
As dificuldades de aprendizagem são causadas por diferenças no
funcionamento cerebral e na formação pelo qual o cérebro processa a informação.
As crianças com dificuldades de aprendizagem não são incapazes ou preguiçosas. Na
realidade, geralmente têm um nível de inteligência similar ou superior à média.
O problema reside no fato de que seu cérebro processa a informação de uma
forma diferente da maioria, ou seja, mais lenta ou dependo da dificuldade mais
rápida.
Não existe nenhuma cura para as dificuldades de aprendizagem: são
dificuldade para toda vida. No entanto, as crianças com esse tipo de
dificuldade podem progredir e, em muitos casos, podem aprender formas de
superar suas limitações. Com o suporte adequado, as crianças com dificuldades
de aprendizagem podem aprender e, de fato aprende, com sucesso. Ressaltamos a importância
do lugar e do acompanhamento, das atividades que são realizadas com essas
crianças.
Na realidade não é fácil detectar quando uma criança tem dificuldade
no aprendizado, porém, existe, sim, uma série de indicadores que os psicopedagogos
utilizam para detectá-las. A maior parte desses indicadores é detectada durante
o período do ensino fundamental. É provável que a criança exibir vários dessas
dificuldades, então os pais e educadores devem considerar a possibilidade de a
criança ter uma dificuldade de aprendizagem.
Atualmente se considera fundamental que tanto os pais como
educadores desempenhem um papel ativo no desenvolvimento e progresso das
habilidades das crianças com dificuldades de aprendizagem. Essas crianças pedem
ajuda em suas ações como:
Ø
Agressividade;
Ø
Mau comportamento;
Ø
Inquietude;
Ø
Não completam tarefas;
Ø
Gritam muito;
Ø
Ficam quietos demais;
Ø
Lentidão;
Ø
Agitação;
Ø
Notas baixas.
Frisamos que nem todas as crianças que apresentam essas ações têm dificuldades no aprendizado,
por isso é que orientamos a observação, pois quando essas ações são repetitivas
demonstram que algo não anda bem, essa criança necessitam de um acompanhamento
melhor, um olhar investigativo.
Sem comentários:
Enviar um comentário