quarta-feira, 25 de setembro de 2013


CRIANÇAS COM DIFICULDADES DE APRENDIZADO SÃO CAPAZES E INTELIGENTES.



Um dos maiores obstáculos sociais pelo qual passa a educação na atualidade é a integração e socialização das crianças com dificuldade de aprendizagem. Os pais que enfrentam essas dificuldades com seus filhos também são colocados essa difícil e árdua tarefa, pois não é fácil ter filhos com dificuldades no aprendizado, até que seja detectar é um tormento para eles e também para as crianças que muitas vezes são rejeitados, sofrem preconceitos, são chamadas de preguiçosas. As dificuldades de aprendizagem procedem essencialmente da capacidade de conceitualizar e processar  a informação, assim como do desenvolvimento das destrezas. As habilidades afetadas com maior frequência são:
v      Leitura;
v     Escrita;
v     Processamento auditivo e da fala, raciocínio e matemática.


As dificuldades de aprendizagem são causadas por diferenças no funcionamento cerebral e na formação pelo qual o cérebro processa a informação. As crianças com dificuldades de aprendizagem não são incapazes ou preguiçosas. Na realidade, geralmente têm um nível de inteligência similar ou superior à média. O problema reside no fato de que seu cérebro processa a informação de uma forma diferente da maioria, ou seja, mais lenta ou dependo da dificuldade mais rápida.


Não existe nenhuma cura para as dificuldades de aprendizagem: são dificuldade para toda vida. No entanto, as crianças com esse tipo de dificuldade podem progredir e, em muitos casos, podem aprender formas de superar suas limitações. Com o suporte adequado, as crianças com dificuldades de aprendizagem podem aprender e, de fato aprende, com sucesso. Ressaltamos a importância do lugar e do acompanhamento, das atividades que são realizadas com essas crianças.


Na realidade não é fácil detectar quando uma criança tem dificuldade no aprendizado, porém, existe, sim, uma série de indicadores que os psicopedagogos utilizam para detectá-las. A maior parte desses indicadores é detectada durante o período do ensino fundamental. É provável que a criança exibir vários dessas dificuldades, então os pais e educadores devem considerar a possibilidade de a criança ter uma dificuldade de aprendizagem.


Atualmente se considera fundamental que tanto os pais como educadores desempenhem um papel ativo no desenvolvimento e progresso das habilidades das crianças com dificuldades de aprendizagem. Essas crianças pedem ajuda em suas ações como:
Ø Agressividade;
Ø Mau comportamento;
Ø Inquietude;
Ø Não completam tarefas;
Ø Gritam muito;
Ø Ficam quietos demais;
Ø Lentidão;
Ø Agitação;
Ø Notas baixas.

Frisamos que nem todas as crianças que apresentam  essas ações têm dificuldades no aprendizado, por isso é que orientamos a observação, pois quando essas ações são repetitivas demonstram que algo não anda bem, essa criança necessitam de um acompanhamento melhor, um olhar investigativo.

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