HIPERATIVIDADE É ASSUNTO SÉRIO
Querido leitores este artigo foi escrito
objetivando a ajudar pais e educadores a identificar criança hiperativa já que
a criança inquieta é muito rotulada como hiperativa então fica sempre a
indagação essa criança é ou não hiperativa? Então para acabar com muitas
dúvidas estaremos dando alguns sintomas das crianças com hiperatividade, elas
ainda confunde pais, educadores e médicos. Se não for diagnosticada nem tratada adequadamente,
a doença vira tormento tanto para a criança como para quem vive em torno dela.
a doença vira tormento tanto para a criança como para quem vive em torno dela.
Hiperatividade é um termo corrente para um comportamento
irrequieto, superexcitado e infeliz. Além da criança não conseguir fixar a
atenção em uma atividade por mais de alguns minutos, os hiperativos sobem em
móveis, falam compulsivamente, vivem perdendo material escolar e não suportam
bem frustrações.
Ser mãe de um hiperativo é muito difícil, tem que conviver com uma criança que não responde ao que é ensinado, vive derrubando as coisas, corre o tempo todo, pula, grita, é impossível não ficar irritada. Nem toda criança que é agitada deve ser rotulada de hiperativa. A agitação pode ser resultado de problemas comportamentais, falta de limites ou manifestações de outras doenças graves, como autismo, hipertireoidismo e até depressão infantil. Os sintomas da criança hiperativa aparecem, no máximo, até os sete anos.
ALGUNS SINTOMAS DO HIPERATIVO:
Ø Dificuldade de organizar tarefas;
Ø Descuido nas tarefas escolares ou em outras
atividades;
Ø Não consegue enxergar detalhes;
Ø Dificuldade
em se concentrar em tarefas ou brincadeiras;
Ø Parece não ouvir o que lhe dizem;
Ø Reluta em iniciar tarefa que exige grande esforço
mental;
Ø Perde com frequência objetos de uso diário, como
material escolar e brinquedos;
Ø Distrai-se facilmente;
Ø Inquietação
constante;
Ø Fala o tempo todo, começa a responder perguntas que
ainda não foram completadas;
Ø Tem dificuldade de esperar sua vez em jogos ou
situações em grupo, interrompe a conversa dos outros.
Crianças hiperativas podem apresentar melhoras em
seu comportamento e desenvolvimento pedagógico se algumas regras forem
consideradas. Vejamos algumas sugestões:
v
Trabalhe com
pequenos grupos, sem isolar as crianças hiperativas;
v
Dê tarefas curtas
ou intercaladas, para que elas possam concluí-la antes de se dispersar;
v
Elogie sempre os
resultados;
v
Use jogos e desafios para motivá-las;
v
Valorize a rotina, pois ela deixa as crianças
mais seguras, mas mantenha sempre elevado o nível de estímulo, através de
novidades no material;
v
Permita que elas compensem os erros:
sutilmente, faça-as pedir desculpas quando ofenderem os colegas ou convença-as
a arrumar a bagunça em classe;
v
Repita individualmente todo comando que for
dado ao grupo e faça-o de forma breve e usando linguagem fácil de entender;
v
Peça a elas que repitam o comando, para ter certeza
de que escutaram e compreenderam o que você quer;
v
Dê uma função oficial às crianças, como a de
ajudante do professor; isso pode melhorar o relacionamento delas com os colegas
e abrir espaço para que elas se movimentem mais;
v
Mostre os limites de forma segura e tranquila,
sem entrar em atrito;
v
Coloque a criança perto de colegas que não o
provoquem, perto da mesa do professor na parte de fora do grupo;
v
Oriente os pais a procurar um psiquiatra, um neurologista,
psicólogo ou psicopedagogo.
Orientamos que para seguir essas sugestões é
importante ter a mão estes materiais e
deixe-os sempre ao alcance dos alunos na sala de aula:
·
Caixa com gibis e caixa com livros de
histórias infantis;
·
A criança hiperativa, quando faz uma atividade
do começo ao fim, geralmente termina antes dos outros. Nesse caso, deixe que
ela leia revistinhas ou livros, como forma de premiação. Mas certifique-se de
que o aluno está realmente lendo e não fingindo que lê. Dê a ele atividades de
leitura com responsabilidade.
Peça,
por exemplo, que ele conte para os outros o que leu, o que achou legal na
história, qual é o personagem mais engraçado, mais maluco, inteligente,
diferente etc. Ou então peça para ele desenhar a história lida, o que vale
tanto para gibis como para livros de histórias;
·
Palavras cruzadas,
jogos de trilha, atividades com figuras (jogo dos sete erros ligue os pontos,
encontre a figura escondida). É importante oferecer à criança hiperativa
atividades diversificadas que exijam atenção, mas que não a desgaste
intelectualmente. Assim, ela terá sempre prazer em executá-las. Essas
atividades têm também a função de premiar o aluno por ter terminado o trabalho
rotineiro com atenção;
·
Atividades que estimulem as quatro operações:
somar, subtrair, multiplicar e dividir, todas com desenhos que contextualizem o
assunto.
Sem comentários:
Enviar um comentário