sábado, 28 de setembro de 2013

         
                    HIPERATIVIDADE É ASSUNTO SÉRIO



Querido leitores este artigo foi escrito objetivando a ajudar pais e educadores a identificar criança hiperativa já que a criança inquieta é muito rotulada como hiperativa então fica sempre a indagação essa criança é ou não hiperativa? Então para acabar com muitas dúvidas estaremos dando alguns sintomas das crianças com hiperatividade, elas ainda confunde pais, educadores e médicos. Se não for diagnosticada nem tratada adequadamente,
a doença vira tormento tanto para a criança como para quem vive em torno dela.
Hiperatividade é um termo corrente para um comportamento irrequieto, superexcitado e infeliz. Além da criança não conseguir fixar a atenção em uma atividade por mais de alguns minutos, os hiperativos sobem em móveis, falam compulsivamente, vivem perdendo material escolar e não suportam bem frustrações.



       Ser mãe de um hiperativo é muito difícil, tem que conviver com uma criança que não responde ao que é ensinado, vive derrubando as coisas, corre o tempo todo, pula, grita, é impossível não ficar irritada. Nem toda criança que é agitada deve ser rotulada de hiperativa. A agitação pode ser resultado de problemas comportamentais, falta de limites ou manifestações de outras doenças graves, como autismo, hipertireoidismo e até depressão infantil.
Os sintomas da criança hiperativa aparecem, no máximo, até os sete anos.

        ALGUNS SINTOMAS DO HIPERATIVO:
Ø Dificuldade de organizar tarefas;
Ø Descuido nas tarefas escolares ou em outras atividades;
Ø Não consegue enxergar detalhes;
Ø  Dificuldade em se concentrar em tarefas ou brincadeiras;
Ø Parece não ouvir o que lhe dizem;
Ø Reluta em iniciar tarefa que exige grande esforço mental;
Ø  Perde com frequência objetos de uso diário, como material escolar e brinquedos;
Ø Distrai-se facilmente;
Ø  Inquietação constante;
Ø  Fala o tempo todo, começa a responder perguntas que ainda não foram completadas;
Ø  Tem dificuldade de esperar sua vez em jogos ou situações em grupo, interrompe a conversa dos outros.
Crianças hiperativas podem apresentar melhoras em seu comportamento e desenvolvimento pedagógico se algumas regras forem consideradas. Vejamos algumas sugestões:
v      Trabalhe com pequenos grupos, sem isolar as crianças hiperativas;
v      Dê tarefas curtas ou intercaladas, para que elas possam concluí-la antes de se dispersar;
v      Elogie sempre os resultados;
v       Use jogos e desafios para motivá-las;
v       Valorize a rotina, pois ela deixa as crianças mais seguras, mas mantenha sempre elevado o nível de estímulo, através de novidades no material;
v       Permita que elas compensem os erros: sutilmente, faça-as pedir desculpas quando ofenderem os colegas ou convença-as a arrumar a bagunça em classe;
v       Repita individualmente todo comando que for dado ao grupo e faça-o de forma breve e usando linguagem fácil de entender;
v       Peça a elas que repitam o comando, para ter certeza de que escutaram e compreenderam o que você quer;
v       Dê uma função oficial às crianças, como a de ajudante do professor; isso pode melhorar o relacionamento delas com os colegas e abrir espaço para que elas se movimentem mais;
v       Mostre os limites de forma segura e tranquila, sem entrar em atrito;
v       Coloque a criança perto de colegas que não o provoquem, perto da mesa do professor na parte de fora do grupo;
v       Oriente os pais a procurar um psiquiatra, um neurologista, psicólogo ou psicopedagogo.
Orientamos que para seguir essas sugestões é importante ter a mão estes  materiais e deixe-os sempre ao alcance dos alunos na sala de aula:
·                         Caixa com gibis e caixa com livros de histórias infantis;
·                         A criança hiperativa, quando faz uma atividade do começo ao fim, geralmente termina antes dos outros. Nesse caso, deixe que ela leia revistinhas ou livros, como forma de premiação. Mas certifique-se de que o aluno está realmente lendo e não fingindo que lê. Dê a ele atividades de leitura com responsabilidade.
Peça, por exemplo, que ele conte para os outros o que leu, o que achou legal na história, qual é o personagem mais engraçado, mais maluco, inteligente, diferente etc. Ou então peça para ele desenhar a história lida, o que vale tanto para gibis como para livros de histórias;
·       Palavras cruzadas, jogos de trilha, atividades com figuras (jogo dos sete erros ligue os pontos, encontre a figura escondida). É importante oferecer à criança hiperativa atividades diversificadas que exijam atenção, mas que não a desgaste intelectualmente. Assim, ela terá sempre prazer em executá-las. Essas atividades têm também a função de premiar o aluno por ter terminado o trabalho rotineiro com atenção;
·        Atividades que estimulem as quatro operações: somar, subtrair, multiplicar e dividir, todas com desenhos que contextualizem o assunto.



Sem comentários: