CONDIÇÕES
NECESSÁRIAS PARA APRENDER.
A aprendizagem é uma função integrativa, onde se relacionam o
corpo, a psique e a mente para que o indivíduo
possa apropriar-se da realidade de uma forma particular.
Levando em consideração este fato, entendemos que o ser humano
faz, sente e pensa. Por isso, é importante não somente focalizarmos as funções
cerebrais e sua relação com os processos cognitivos, mas também entender que
cada indivíduo terá sua forma particular de processamento de informação, que
não depende somente do cerebral, mas também está arraigada no psíquico. A
estrutura psíquica é aquilo que habitualmente chamamos de afetividade.
Para poder entender o complexo processo que entra em jogo na
aprendizagem, nos parece muito ilustrativo mencionar o caso dos meninos lobo.
Por diferentes circunstancia eles cresceram à margem da sociedade
moderna. Eles foram encontrados em floresta, vivendo sozinhos, selvagens e
afastados da civilização. Psicologicamente permaneciam em um nível subumano.
Foram realizados muitos estudos com esses meninos.
Através de exames post mortem
foi constado que a base anatômica cerebral permanecia intacta e normal. No
entanto, neles não haviam sido formados os complexos sistemas cerebrais
funcionais, ou dito de outra forma, as estruturas neuropsicológicas que
constituem a base das funções cognitivas, ou seja, da linguagem, gnosias, práxis,
atenção... Que conformam a base do psiquismo humano.
Estes meninos não haviam adquirido, e tão pouco pôde adquirir
depois, uma serie de funções humanas como andar ereto ou utilizar a linguagem
oral. No entanto, sabiam correr de quatro muito mais rápido que seus
contemporâneos e podiam reconhecer pelo olfato o que podiam ou não comer.
Haviam desenvolvido exclusivamente as funções cujos circuitos tinham sido
mantidos durante seus primeiros anos de vida. Vemos, pois, que embora
possuíssem a base morfológica cerebral, não tiveram a possibilidade de que esta
se desenvolvesse com base na organização e reorganização funcional em virtude
da aprendizagem prática e linguística que foram adquirindo durante a vida.
O desenvolvimento cognitivo é entendido então como um processo
que permanentemente se transforma como resultado de continuas reestruturações
que ocorrem nas diversas interações que
a pessoa estabelece. Existem momentos-chaves nos quais a estimulação permite
que algumas funções apareçam e se desenvolvam. Mesmo no caso do cérebro funcionar
perfeitamente, se a pessoa não escuta até os dez anos de idade,
por exemplo, é muito improvável que possa aprender a falar.
O funcionamento do cérebro
e da mente depende e se beneficia da experiência. O desenvolvimento não é meramente
um processo biológico, mas também um processo ativo que utiliza informação
essencial da experiência. Por meio das pesquisas foram estudados os poderosos
efeitos da experiência durante períodos específicos
chamados janelas de oportunidades. Outros estímulos podem produzir efeitos
sobre o cérebro durante períodos mais longos de tempo.
O homem quando nasce descobre um mundo que já tem uma
organização, normas sociais e uma historia. A presença dos outros seres humanos
ao seu redor permite-lhe algumas manifestações simbólicas como a linguagem e o
pensamento. Por meio da constante inter-relação com o mundo o individuo
continua construindo sua aprendizagem e isso envolve uma atividade funcional
com sentido e organização.
Levando em consideração as bases neurofuncionais e os processos psicológicos,
vamos analisar os processos neuropsicocognitivos complexos que intervém na
aprendizagem, ainda que não ocorram de maneira independente, para finalidade de
estudo, os analisaremos separadamente.
PROCESSO NEUROPSICOLOGICOS
Ø Gnosias – pensamento;
Ø Práxis – linguagem;
Ø Memoria – atenção.
As gnosias se
referem ao reconhecimento de um objeto através de uma modalidade sensorial.
As práxis se
referem à execução de atos voluntários complexos aprendidos durante a vida
como, por exemplo, pentear-se.
3 comentários:
Seu blog está excelente!!!!
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